O Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores reage com satisfação ao anúncio de que o projeto-piloto do enfermeiro de família se encontra prestes a ser operacionalizado, prevendo-se o arranque já no final deste ano no Centro de Saúde da Povoação, na ilha de São Miguel, e nos núcleos de saúde familiar de Santa Bárbara, São Sebastião e Vila Nova, na ilha Terceira.
Conforme veiculado pelo Diretor Regional da Saúde, Pedro Paes, nesta fase inicial serão envolvidos 15 enfermeiros e ficarão abrangidas cerca de cinco mil famílias.
Para a líder parlamentar do CDS-PP/Açores, Catarina Cabeceiras, este é “mais um passo decisivo para a reforma dos cuidados primários de saúde nos Açores”, que a longo prazo se traduzirá numa “melhoria qualitativa e quantitativa” na prestação dos mesmos.
“A figura do enfermeiro de família, recorde-se, foi reivindicada nos Açores desde 2009 pelo CDS-PP”, lembrou Catarina Cabeceiras, acrescentando que “em maio de 2021, houve condições para o parlamento açoriano aprovar, por unanimidade, uma proposta do CDS-PP para a criação da figura do enfermeiro de família na Região”.
Posteriormente, o Regulamento da Atividade do Enfermeiro de Família no Serviço Regional de Saúde dos Açores foi publicado em 03 de novembro de 2023, em Jornal Oficial”, recordou também.
“Finalmente, após 15 anos, o Grupo Parlamentar do CDS-PP testemunha a efetiva implementação do enfermeiro de família nos Açores, e tal só é possível porque temos um Governo de Coligação empenhado em cumprir os compromissos dos partidos que o sustentam – PSD, CDS-PP, PPM”, disse Catarina Cabeceiras.
Efetivamente, trata-se de “uma medida que integrou o Programa do Governo Regional” em face de uma “necessidade de dar respostas diferenciadas a uma complexidade crescente dos problemas relacionados com a saúde, que urgem uma adaptação do sistema aos desafios do tempo atual”.
Para a líder parlamentar do CDS-PP, os enfermeiros são “elementos fundamentais e estratégicos na prestação de cuidados de saúde à população”, o que “merece o nosso maior reconhecimento”.
Desde que a Coligação PSD/CDS/PPM governa nos Açores, foi desenvolvida a legislação e respetiva regulamentação das funções do enfermeiro de família. Agora, com o projeto-piloto prestes a ser implementado, será possível recolher mais informação de modo a alargar, de forma bem planeada, o projeto a todo o arquipélago.
CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU