
Com sede na ilha do Pico, nos Açores, Néveda Ent., editora de livros ilustrados de grande porte, marcou a sua presença em grande na 13ª edição do Azores Fringe Festival e na 95ª edição da Feira do Livro de Lisboa.
“Mais de 700 crianças nas ilhas do Pico, Faial e São Miguel, tiveram a oportunidade de interagir com os livros e a menina Néveda,” declara Terry Costa, que andou pessoalmente a saltitar por salas, escolas e ilhas este mês de junho. “Desde hora de conto a leitura, atividades e partilha de livros com as crianças da pré, do primeiro ciclo e ainda escolas profissionais, consigo liderar programa para todas as idades com estes livros coloridos, e assim aconteceu durante o Fringe.”
Néveda Ent adicionou, este mês de junho, mais um livro à coleção. Traduzido do ucrãniano, “O Carteiro”, de Katerina Sad, incentiva conversar sobre profissões. Também este mês, chegou a segunda edição do livro “O menino que queria ver a baleia-azul a passar nos Açores” de Isabel Mateus e ilustrações de Filipe Gomes, que inclui na capa não só os prémios de conto e ilustração AnimaPIX mas também os selos de LER Açores, Plano Regional de Leitura, e LER+ do Plano Nacional de Leitura.
Estes dois livros tiveram destaque na Feira do Livro de Lisboa, no passado fim de semana, subindo a vários palcos, incluindo a Praça Azul mas também a Casa da Cultura da Santa Casa da Misericórdia.
“A menina Néveda é a mais famosa, e estamos prestes a publicar uma terceira aventura com a personagem,” admite Terry Costa, “mas, seus amiguinhos e colegas, publicados na coleção, todos tiveram o seu momento nesta passagem pela Feira do Livro de Lisboa, um dos mais importantes eventos para a promoção do livro no nosso país.” www.nevedapico.com
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU