O evento Taste Azores Colombo, que decorreu entre 30 de outubro e 3 de novembro, em Lisboa, com a participação direta de mais de duas dezenas de empresas açorianas, numa iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, realizada através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, teve por parte dos participantes um balanço muito positivo.
O evento Taste Azores regressou a Lisboa para uma 6.ª edição e contou com a estreia de algumas empresas açorianas tais como o Centro Social e Cultural da Atalhada, a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria e Marta Tomé & Filhas, Lda. Para estas empresas que participaram pela primeira vez. o evento superou as expetativas pela grande afluência de público e consequentemente pela grande procura e consumo de produtos dos Açores.
Além destas empresas, participaram na iniciativa: Adolfo Mendonça Atelier; António Teles Herdeiros Lda.; Boa Fruta LDA; Cooperativa Leite Montanha – RTM; ; Garcez & Santos; HRTRI-Actividades Hoteleiras Restauração e Turismo Lda.; Insulac – Produtos Lácteos Açoreanos, SA; Lactaçores; Pastelaria O Forno; Plantações Chá Gorreana Lda; Promineral SA; Pronicol – Produtos Lacteos S.A.; Queijo Vaquinha; Retailor, Distribuição Alimentar Lda; Salsicharia Ideal e SCA – Sociedade Conserveira Açoriana, Lda.
O evento Taste Azores contemplou várias atividades promocionais como animação musical, degustações e animação infantil, o que potenciou a presença e a visibilidade das empresas aderentes à Marca Açores, as quais, revelaram ser de extrema importância ter esta oportunidade de contactar diretamente com o consumidor final, obter ‘feedback’ sobre os seus produtos e até desenvolver contactos com distribuidores e retalhistas nacionais.
Além do reforço da sua presença no mercado nacional, várias empresas aproveitaram o Centro Comercial Colombo, local por onde passam em média mais de 70 mil pessoas por dia, para dar a conhecer produtos inovadores em diferentes áreas, como por exemplo, na cosmética, aliando produtos como o ananás e a cera de abelha para criar uma linha dedicada à beleza e bem-estar.
O artesanato dos Açores também se destacou com a presença do CADA – Centro de Artesanato e Design dos Açores, do artesão Adolfo Mendonça e da artesã Isabel Silva Melo que demonstrou ao vivo a arte de trabalhar as escamas de peixe.
Numa ótica de promoção coerente e integrada, o evento contou com a parceria do Turismo dos Açores, promovendo também o destino e as diversas atividades ligadas ao setor.
A diversidade de participantes na 6ª edição do Taste Azores Colombo levou a Lisboa produtos de várias ilhas do arquipélago, nomeadamente de São Miguel, Santa Maria, Terceira, Pico e São Jorge.
Esta é foi mais uma iniciativa do Governo dos Açores que pretende contribuir ativamente para um aumento do consumo do que de melhor a Região tem para oferecer.
GRA/RÁDIOILHÉU