AGENDA

REGIÃO | Duo Toadas em Concerto na “Expo Açores Artesanato” a 6 de Dezembro

311views

Na próxima sexta-feira, dia 6 de Dezembro, pelas 20:00, a Expo Açores Artesanato recebe o concerto do “Duo Toadas”, com os irmãos César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra).

Este duo tem-se apresentado em inúmeros concertos, principalmente, na Ilha de São Miguel, sendo que em 2024, a maioria das suas apresentações decorreu para grupos de turistas que nos visitam ao longo do ano. Do seu repertório fazem parte modas do Cancioneiro Açoriano, mas, também, do repertório instrumental da Viola da Terra, passando por originais de Compositores Açorianos, sempre com arranjos do Duo. 

Em Novembro de 2022 o duo apresentou o seu primeiro álbum intitulado “Toadas, da Lobeira ao Agrião”, um trabalho musical que retrata o seu percurso musical e muita da sua vivência na infância, na sua terra Natal, a Ribeira Quente. Para esse primeiro trabalho compuseram, propositadamente, dois originais, “Toadas” e “No Prédio”, que homenageiam a freguesia Natal e a vida familiar ligada ao trabalho “nos Prédios”.

César e Rafael Carvalho têm um percurso de mais de duas décadas a valorizar e a promover a música tradicional e a Viola da Terra. No próximo dia 6, no Pavilhão do Mar, apresentarão muitas das músicas que fazem parte do seu álbum, bem como outras modas que integram o seu repertório, para além da habitual e solicitada contextualização da Viola da Terra, do passado ao presente.  

No mesmo dia, pelas 18:30, apresenta-se a Escola de Violas da Terra da Fajã de Baixo, a abrir a sessão de inauguração oficial da Feira. 

A “Expo Açores Artesanato” decorrerá de 4 a 8 de Dezembro no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, numa organização do Centro de Artesanato e Design dos Açores, num evento anual, que promove o trabalho dos artesãos Açorianos.

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.