ÚLTIMAS

REGIÃO | Direção Regional do Desporto alerta para benefícios da atividade física através de campanha junto das equipas profissionais dos Açores

570views

A Direção Regional do Desporto levou a cabo pela primeira vez uma ação conjunta na promoção da campanha “Açores Ativos – Ativa o Teu Potencial” no âmbito das equipas que representam os Açores no mais alto patamar competitivo dentro das suas modalidades.

No arranque desta iniciativa, a Santa Clara – Açores – Futebol, SAD fez as honras da casa através do jogo entre CD Santa Clara e CS Marítimo (31.ª jornada da Liga Portugal bwin), que se realizou no passado dia 23 de abril, no Estádio de São Miguel.

“Esta iniciativa pretende criar janelas de oportunidade para a prática da atividade física, não competitiva, em todas as ilhas dos Açores, no maior número de redes possível e numa abrangência de todos os escalões etários da população açoriana, organizada quer pela sociedade civil, quer pelo movimento associativo e desportivo”, salienta o Diretor Regional do Desporto, Luís Carlos Couto.

A entrada em campo dos jogadores de ambas as equipas foi um momento de grande significado, uma vez que usaram camisolas alusivas à campanha “Açores Ativos – Ativa o Teu Potencial”, dando assim forma à ideia de todos juntos agirmos na perspetiva de sensibilizar a comunidade para os benefícios de uma vida mais ativa com a prática diária da atividade física.

Um jogo que teve transmissão televisiva em direto, por via de um canal nacional, aumentando a projeção do futebol e desporto açoriano, por um lado, e, por outro lado, aumentando a dinâmica social e cultural capaz de envolver várias entidades em torno de um objetivo comum: os benefícios da prática regular da atividade física junto de todos, sem exceção, ou seja, população em geral, incluindo jogadores profissionais.

“É importante trabalharmos no sentido de termos uma cidadania bastante mais ativa, proporcionando oportunidades para que possam elevar o seu nível de conforto, bem-estar e saúde pública”, realça Luís Carlos Couto.

Nesta perspetiva, e fazendo ligação à vertente educacional da promoção da atividade física e do desporto junto das camadas mais jovens, foram oferecidos 400 bilhetes para que, especialmente, pais e filhos fossem motivados a marcar presença neste evento suscetível de assinalar as diferentes gerações pelos laços familiares e de amizade que se reforçam e multiplicam entre todos enquanto agentes de uma comunidade.

Antes do início da partida, à entrada do recinto, o público teve oportunidade de experimentar a sua sorte na roleta da Direção Regional do Desporto e habilitar-se aos brindes promocionais do “Açores Ativos” (t-shirts, sacolas, garrafas de água desportivas) num espaço criado para o efeito no âmbito da campanha em curso.

A Direção Regional do Desporto pretende contribuir deste modo para a passagem de testemunho geracional e para o cultivo de valores como a ética, a responsabilidade, a igualdade, a justiça, o companheirismo e o ‘fairplay’ dentro e fora do meio desportivo.

E este trabalho faz ainda mais sentido junto dos seus parceiros, no contexto da sua missão enquanto entidade pública que apoia e promove a atividade física, o exercício físico e o desporto na Região.

Recorde-se que o “Açores Ativos” – programa regional de desporto para todos, apresentado em outubro de 2021 em Ponta Delgada, tem como objetivo a criação de condições e oportunidades para aumentar e manter a prática da atividade física e desporto ao longo da vida, isto é, a importância da sua abrangência e regularidade.

Por outras palavras, o “Açores Ativos” destina-se a todos os segmentos da população – crianças e jovens, seniores, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis e pessoas com menos oportunidades, considerando assim todas as idades e condições física, naturalmente com as devidas adaptações.

DRD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.