AGENDA

REGIÃO | Conferência na Terceira aborda influência do folclore açoriano no Rio Grande do Sul e no Uruguai

| Foto: SRAPC
294views

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, promove uma conferência internacional sobre “Diferentes Expressões do Folclore Açoriano”, na quinta-feira, 10 de outubro, às 21h00, no Auditório do Museu de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Esta iniciativa pretende ser um espaço de conhecimento e partilha sobre as diferentes expressões do folclore de origem açoriana no folclore açoriano-gaúcho, do Rio Grande do Sul, no Brasil, e do folclore açoriano-carolino, no Uruguai.

A conferência terá como principais participantes a presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, Viviane Peixoto Hunter, e a presidente da Casa dos Açores do Uruguai – Los Azoreños, Alicia Quintana, acompanhada pela folclorista Milenna de Léon, que dinamizam dois grupos de origem açoriana nas cidades de Gravataí e de San Carlos, respetivamente.

Esta conferência internacional é aberta à livre participação do público em geral e destina-se especialmente a todos os componentes dos diferentes grupos folclóricos da ilha Terceira.

A abertura da sessão estará a cargo do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e a moderação dos trabalhos será assegurada pelo historiador terceirense Francisco Maduro-Dias, com importante ligação à cultura popular.

Das várias manifestações culturais que foram levadas para os principais destinos da emigração açoriana, o folclore é das que mais expressão continua a ter nas nossas comunidades.

Presente no quotidiano cultural das associações e entidades de raiz açoriana, o folclore representa um meio privilegiado para a manutenção e transmissão dos valores culturais das nove ilhas do arquipélago.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.