REGIÃO | Coligação PSD/CDS/PPM chumba protesto do PS/Açores pela retirada do Aeroporto da Horta do Orçamento de Estado para 2025
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista/Açores apresentou hoje, na Assembleia Legislativa da Regional, um voto de protesto contra a decisão do Governo da República do PSD/CSD-PP de excluir a norma referente à ampliação da pista do Aeroporto da Horta no Orçamento do Estado para 2025, ao qual a coligação PSD/CDS/PPM votou contra.
Segundo Inês Sá, nos últimos anos, “esteve presente nos Orçamentos do Estado uma menção ao Aeroporto da Horta, refletindo o compromisso do Governo da República em garantir a continuidade territorial e promover o desenvolvimento social e económico da ilha do Faial e da Região Autónoma dos Açores”.
“A presença desta norma no Orçamento do Estado é vital para assegurar que, após a conclusão do projeto de execução, se iniciem os procedimentos necessários à realização da obra. O reconhecimento nacional da importância deste projeto, reiterado em anteriores orçamentos, foi fundamental para sustentar o seu progresso”, sublinhou.
“A decisão de retirar esta referência para o próximo ano representa um retrocesso no reconhecimento da importância estratégica desta infraestrutura”, frisou.
A deputada registou que a ampliação da pista do Aeroporto da Horta é fundamental para a certificação como aeroporto internacional, de acordo com as normas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação e salientou que o projeto de execução, adjudicado pela Câmara Municipal da Horta, já está em andamento.
“Sem uma garantia de financiamento, este projeto, que é crucial para o desenvolvimento da nossa Região, pode ficar comprometido”, afirmou.
A socialista relembrou que os deputados do Partido Socialista eleitos pelos Açores apresentaram, na Assembleia da República, uma proposta de aditamento com o objetivo de incluir um artigo que visava que, “após a conclusão do projeto de execução (…) o Governo promove os procedimentos necessários para a viabilização da antecipação da ampliação da pista do aeroporto da Horta”.
“O PS/Açores lamenta a rejeição da proposta de aditamento apresentada na Assembleia da República para incluir esta matéria no Orçamento do Estado de 2025 e exige ao Governo da República que honre os compromissos anteriormente assumidos com os Açores, reconhecendo a importância estratégica deste investimento para a Região”, concluiu.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU