ÚLTIMAS

REGIÃO | Chega questiona exclusão da Terceira no reforço de lugares da SATA

288views

Na discussão sobre cooperação externa e cooperação económica, da responsabilidade da Vice-Presidência do Governo, o deputado Francisco Lima pediu explicações sobre o aeroporto civil das Lajes, lembrando também os trabalhadores portugueses ao serviço da Base das Lajes.

Mas antes, Francisco Lima fez questão de lembrar dois anúncios recentes feitos pelo Vice-Presidente do Governo Regional: um Centro Interpretativo para a Base das Lajes e um Observatório Europeu para as Ilhas. “Gostaria que o Senhor Vice-Presidente explicasse se as verbas para estas duas estruturas estão previstas no Orçamento da Região para 2026 e se foram feitos estudos de custo/benefício” para avaliar a utilidade e viabilidade de mais um Centro Interpretativo e de mais um Observatório.

O parlamentar questionou depois o Vice-Presidente do Governo acerca do aeroporto das Lajes que, no último plenário, foi anunciado que iria beneficiar de uma redução de taxas aeroportuárias.

“A SATA anunciou que reforçou cinco mil lugares para a época festiva de Natal, mas a ilha Terceira ficou excluída. Uma vez que baixaram as taxas aeroportuárias, queria saber o que se passa. Não foi o suficiente para atrair a SATA a reforçar os lugares para a Terceira?”, questionou.

Ainda a propósito da ilha Terceira, e porque as relações com os Estados Unidos da América a propósito da Base das Lajes são da responsabilidade da Vice-Presidência do Governo Regional, Francisco Lima quis saber se já há data prevista para a próxima reunião da Comissão Bilateral da Base das Lajes. “E questionar se o Senhor Vice-Presidente vai levar à reunião o tema das tabelas salarias dos trabalhadores portugueses ao serviço da Base das Lajes”, que continuam a receber abaixo do salário mínimo nacional.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.