ÚLTIMAS

REGIÃO | Chega preocupado com verbas devidas à agricultura dos Açores

153views

O CHEGA apresentou duas propostas para a agricultura dos Açores, para o Orçamento de Estado de 2026, que não foram aprovadas pelo PSD em sede de Comissão, não tendo sido incluídas no documento. Em concreto, os apoios aos rateios – uma promessa do actual Governo da República, que não ficou salvaguardada – e o pagamento dos apoios extraordinários devido ao aumento dos custos de produção face à guerra na Ucrânia que deixaram de fora os agricultores dos Açores e da Madeira.

“As promessas têm de se cumprir senão estamos a falar de uma política falsa e de mentira”, disse hoje a deputada do CHEGA eleita pelos Açores à Assembleia da República, Ana Martins, que reuniu com a Associação Agrícola de São Miguel.

Na reunião, onde esteve também o líder parlamentar do CHEGA Açores, José Pacheco, e os deputados regionais Olivéria Santos e Francisco Lima, falou-se ainda de preocupações futuras, nomeadamente face ao novo quadro financeiro plurianual europeu, e da importância das verbas do POSEI ficarem alocadas à Região e não nos fundos de coesão, sob pena de serem geridas pelo Governo da República.

Ana Martins quis também saber se a Região está preparada para as exigências da Comunidade Europeia ao nível da agricultura, quando tanto se fala em inovação. “A Região não está totalmente preparada, precisamos de assegurar mais promoção da qualidade dos nossos produtos, ter um marketing mais consistente e apostar na inovação, nas novas tecnologias. Já avançamos muito ao nível da carne e do leite, mas temos de trabalhar mais nessas áreas para sermos mais competitivos”, explicou a deputada.

Já o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, destacou as reivindicações do CHEGA para o sector, que costumam estar alinhadas com aquilo que defendem os dirigentes agrícolas, deixando o alerta para que a República não esqueça a agricultura dos Açores, nomeadamente no que diz respeito à segurança social e tabela de IRS dos jovens agricultores, já que a Região é onde mais jovens se dedicam ao sector, estando também mais bem preparados e onde há maior valorização da carne e do leite.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.