REGIÃO | Cabo da Google é “projeto de futuro” com centralidade nos Açores, realça José Manuel Bolieiro
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou que a instalação do cabo submarino Nuvem, da Google, representa um “projeto de futuro” com “centralidade” nos Açores, sendo o dia de hoje, de apresentação do projeto, um “dia de felicidade”.
Falando no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, na apresentação oficial do projeto, José Manuel Bolieiro valorizou a “visão estratégica da Google”, que apresenta um “investimento privado com valor público” e que “tem mais de futuro que de presente”.
Recorde-se que o Governo Regional aprovou esta semana definir como de relevante interesse público a construção do cabo submarino de fibra ótica da Google, projeto que reforça a centralidade da Região no atlântico.
“Temos um território reduzido à componente terrestre, o próprio país tem uma dimensão residual e os Açores são ultraperiféricos. Mas se associarmos o território à dimensão marítima e espacial, então Portugal e os Açores já têm uma geocentralidade inequívoca”, frisou José Manuel Bolieiro.
O governante destacou também o papel de “segurança e confiança” que as Forças Armadas representam também nesta atividade, destacando o “conhecimento imediato e real” de informação que é transmitida por cabos como o Nuvem.
“Sou orgulhoso na história dos Açores, mas estou convicto que os Açores têm mais futuro que passado com este tipo de iniciativas”, concluiu o Presidente do Governo.
Aos jornalistas, no final da sessão, José Manuel Bolieiro declarou que o Governo Regional manteve “sempre com sigilo” as conversações com a Google para a amarração nos Açores do cabo que vai ligar os Estados Unidos à Europa.
Presentes na sessão, para além do Diretor-Geral da Google Portugal, Bernardo Correia, estiveram a Presidente da ANACOM, Sandra Maximiano, a Cônsul dos Estados Unidos nos Açores, Margaret C. Campbell, e vários autarcas da ilha de São Miguel, entre dezenas de outros convidados.
GRA/RÁDIOILHÉU