REGIÃO | Bolieiro anuncia consenso para a presidência do Conselho Económico e Social dos Açores
O presidente do PSD/Açores anunciou hoje “uma posição de consenso” visando a eleição de Piedade Lalanda para a presidência do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), “um órgão regional de previsão estatutária, cuja liderança se escolhe por maioria parlamentar qualificada”.
José Manuel Bolieiro falava após um encontro com o presidente do PS/Açores, Francisco César, na cidade da Horta, onde frisou que “foi sempre meu entendimento que deveria ser dada à liderança da oposição a escolha de nomes possíveis para liderar o CESA”.
“Foi isso que transmiti ao atual presidente daquele órgão, que tem características de concertação e diálogo, ao CDS-PP e ao PPM, partidos que formam, com o PSD, a Coligação que governa a Região”, adiantou.
O líder social-democrata explicou que “a eleição do presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, um órgão regional de previsão estatutária, é decorrente das últimas eleições legislativas”, e que “este entendimento teve em vista um novo ciclo para aquele órgão, mais ligado às questões sociais, tendo sido indicado e consensualizado o nome da Dra. Piedade Lalanda”.
Sobre esse entendimento entre partidos, Bolieiro lembrou que “a divergência é um elemento importante da Democracia, sendo a dignificação do seu debate uma exigência da responsabilidade política e cívica, pelo que temos procurado estabelecer conversações com todos os partidos políticos, os que estão na governação e os que se assumem na oposição”.
Nesse espírito, “há um diálogo entre as alternativas do arco governativo, que é essencial na constituição de maiorias qualificadas para fazer andar o desenvolvimento dos Açores e a requalificação das nossas instituições, numa melhor projeção da Democracia”, afirmou o presidente do PSD/Açores.
Bolieiro deixou igualmente “uma palavra de apreço pela ação do Dr. Gualter Furtado na presidência do CESA, em que foi aliás pioneiro, cargo que desempenhou de forma isenta e imparcial, sendo muito produtivo no seu trabalho”.
“Essa liderança deu mesmo azo a um acordo histórico na nossa Autonomia, em sede da Comissão Permanente de Concertação Social, formalizado com os diversos parceiros sociais. Devemos-lhe esse reconhecimento, assim como a postura de desprendimento, nas suas indicações e no seu trabalho, mostrando uma cidadania e independência de louvar”, acrescentou.
O encontro desta manhã juntou o líder da maioria com o líder da oposição para, num diálogo sobre matérias estruturantes para a Autonomia e que exigem a formação de maiorias parlamentares qualificadas, tendo em vista a sessão legislativa de setembro, que se iniciou hoje, que terá a eleição de várias personalidades para instituições, entre elas o CESA.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU