REGIONAL

REGIÃO | Blue BioTech Roadshow dinamiza a inovação azul nos Açores

561views

Chegou ao fim o Blue BioTech Roadshow, uma iniciativa que visa capacitar projetos e ‘startups’ no setor da biotecnologia azul nos Açores.

O encerramento aconteceu esta sexta-feira no Pitch Fest Day, uma sessão de celebração da biotecnologia e inovação azul que decorreu no Nonagon – Parque da Ciência e Tecnologia de São Miguel, no Município de Lagoa. Nesta sessão, 12 equipas de ‘startups’ e projetos de I&D de biotecnologia azul sediados nos Açores, tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias inovadoras a um painel de jurados especialistas.

De entre as equipas que participaram, destacaram-se a AquaBioCatalysts, que extrai e isola ingredientes a partir de organismos marinhos endémicos, tais como o colagénio, para utilização na indústria da cosmética e da nutracêutica, e a Circular Blue Group que desenvolve novas fibras têxteis através da junção de lixo marinho, proveniente de artes de pesca, com os biorecursos marinhos. Ambas vencedoras, foram premiadas com 6 sessões de mentoria especializada durante seis meses com a BlueBio Alliance – Associação Portuguesa dos Biorrecursos Marinhos.

A escolha foi da responsabilidade de um painel de jurados composto por Luz Paramio, membro do Conselho Diretivo do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, Maria Moreira Feio, gestora de projeto na Fundação Oceano Azul, Mário Rui de Pinho, Diretor Regional de Políticas Marítimas e João Rito, presidente executivo da BlueBio Alliance.

Este ‘roadshow’, que teve início a 21 abril, realizou três sessões de ‘networking’ e ‘workshops’ nas ilhas do Faial, São Miguel e Terceira. No total, estas sessões contaram com mais de 170 participantes e permitiram mapear 61 entidades do setor da economia azul nos Açores, para posterior levantamento de desafios e oportunidades.

Promovida pelo Programa Blue Azores e em parceria com a BlueBio Alliance, esta iniciativa tem como principais objetivos criar soluções alternativas, descarbonizadoras e sustentáveis para os grandes desafios globais e conectar os diferentes ‘players’ na cadeia de valor da biotecnologia azul da região, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia.

No encerramento desta ação, concluiu-se que existe um grande potencial para o desenvolvimento do setor nos Açores e um interesse colaborativo entre as várias entidades que participaram.

O Blue Azores, que pretende promover o desenvolvimento da economia azul, realçou a importância da conservação e valorização dos recursos marinhos, através da implementação de áreas marinhas protegidas. Foi também enaltecida a importância do capital natural azul enquanto impulsionador de novas soluções competitivas que dinamizam a economia.

 “Com base no melhor conhecimento científico, e partindo do mote – Proteger, promover e valorizar o capital natural dos Açores – o Blue Azores tem a convicção de que a implementação das Áreas Marinhas Protegidas é o caminho mais eficaz para garantir a sustentabilidade do oceano, com valorização de toda a economia da região, designadamente os usos tradicionais, tais como a pesca, o turismo de natureza, a investigação científica, a cultura e a educação. Haverá oportunidade para uma verdadeira economia azul que valorizará a região nas décadas vindouras”, afirmou Luís Bernardo Brito e Abreu, representante do Governo Regional dos Açores no Blue Azores, durante a intervenção de abertura do Pitch Fest Day.

O Programa Blue Azores é um programa colaborativo, liderado pelo Governo Regional dos Açores, dedicado aos ecossistemas marinhos e à implementação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP), para proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.