REGIÃO | Bloco garante às freguesias de São Miguel e Terceira com condições sociais e económicas mais frágeis a possibilidade de ter mais apoios
As freguesias de São Miguel e da Terceira com condições económicas e sociais mais frágeis vão poder ter uma majoração de 15% nos apoios financeiros da Região para o desenvolvimento dos seus projetos, devido à aprovação de uma proposta alteração do Bloco de Esquerda ao regime de cooperação entre a Região e as freguesias apresentado pelo governo regional.
A proposta inicial do governo deixava todas as freguesias de São Miguel e da Terceira sem a possibilidade de aceder à majoração de 15% nos apoios da Região, ao contrário do que acontecia com todas as freguesias das restantes sete ilhas dos Açores.
Com a aprovação da proposta de alteração do Bloco de Esquerda, António Lima salienta que fica garantida maior equidade, porque em São Miguel e na Terceira “também existem freguesias que enfrentam grandes dificuldades” e que merecem ter uma majoração no apoio aos seus projetos.
António Lima considera que a aprovação desta iniciativa traz um novo enquadramento na relação entre o governo regional e as freguesias e destaca o posicionamento construtivo do Bloco de Esquerda na discussão do diploma, que levou à sua melhoria.
“O mais importante é dar mais recursos às freguesias para que possam ter melhores serviços públicos e servir melhor as populações”, conclui o deputado do Bloco.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU