REGIÃO | Berta Cabral destaca desempenho do turismo nos Açores na reunião Conselho Estratégico para a Promoção Turística
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, participou, esta quarta-feira, em Lisboa, na reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística, presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
Durante a reunião, em que se fez acompanhar pela Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, a governante destacou a forte aposta do Governo dos Açores num setor que tem crescido em todos os indicadores (número de hóspedes, dormidas, passageiros desembarcamos e proveitos globais), bem como nas ligações aéreas, superando todos os recordes em 2022 face a 2019.
Para Berta Cabral, estes dados são “uma clara demonstração da capacidade de recuperação e resiliência do turismo dos Açores, da adequada estratégia adotada e do importantíssimo papel que as empresas desempenharam para esta rápida e consistente recuperação”.
“Os Açores recuperaram rapidamente dos efeitos da pandemia mesmo sendo uma região arquipelágica, muito dependente do transporte aéreo, e estando numa fase do ciclo de vida muito menos madura e consolidada do que as outras regiões. Soubemos, todos e em conjunto, potenciar o posicionamento do destino e trabalhar todas as vaiáveis que estavam na nossa esfera de influência para demonstrar a segurança e a qualidade turística dos Açores”, vincou.
Berta Cabral sublinhou, ainda, “a importância económica que o turismo tem na região, dada a transversalidade dos seus efeitos, bem como o potencial de crescimento que ainda existe no setor, em todas as ilhas, como nos mostram os números relativos a 2022”.
“A estratégia de desenvolvimento e promoção turística dos Açores tem dado bons frutos, como é evidenciado pelas inúmeras distinções que recebemos em 2022 e pelos indicadores de desempenho do setor”, acrescentou Berta Cabral.
A governante fundamentou que será dada continuidade a esta estratégia, que se baseia no turismo de natureza, na sustentabilidade, na aventura e na autenticidade, sem perder de vista dois grandes desafios: atenuar a sazonalidade e a coesão territorial através da transferência de fluxos para todas as ilhas.
Carlos Morais, Presidente da Visit Azores, também participou na reunião e apresentou o plano de promoção turística da região para 2023.
A Secretária Regional acrescentou, ainda, que a especificidade dos Açores – arquipelágica, ultraperiférica e com um efeito de dupla insularidade – deveria merecer uma discriminação positiva na atribuição de apoios à promoção turística externa por parte do Turismo de Portugal.
“Não se pode tratar de forma igual aquilo que é diferente”, afirmou Berta Cabral.
O Conselho Estratégico para a Promoção Turística é a estrutura consultiva do Governo da República para a promoção externa de Portugal, como destino turístico, e de concertação estratégica entre o Turismo de Portugal, os Governos Regionais dos Açores e da Madeira, a Confederação do Turismo Português e as agências regionais de promoção turística e as respetivas entidades regionais de turismo.
GRA/RÁDIOILHÉU