ÚLTIMAS

REGIÃO | Berta Cabral anuncia mais duas ligações aéreas semanais para a ilha do Faial

© Governo dos Açores
443views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, anunciou esta terça-feira, na cidade da Horta, que a ilha do Faial vai passar a ter mais dois novos voos semanais.

Berta Cabral, que falava na Sessão Solene do 190.º aniversário da cidade da Horta, em representação do Presidente do Governo dos Açores, adiantou que os dois voos já se encontram disponíveis no sistema de reservas da SATA Air Açores, e serão realizados à terça-feira e ao sábado, ao final da tarde.

“A criação da Tarifa Açores e a significativa expressão da sua aplicação nos percursos de e para a Horta, assim como o aumento da oferta de lugares e frequências semanais dos voos interilhas são um compromisso claro com os faialenses e com quem visita esta ilha”, sustentou.

Referindo-se aos transportes marítimos, assegurados pela Atlanticoline, sublinhou que “com reforço de rotas e ligações, estes têm correspondido à consolidação do Triângulo como uma realidade turística singular e complementar com grande valia para todas e cada uma das ilhas que o compõem”.

“A promoção efetiva do destino, o aumento expressivo das receitas da hotelaria, o crescimento do número de passageiros desembarcados e de dormidas e a consequente dinamização cultural e económica do Faial são sinais claros do desenvolvimento turístico desta ilha em linha com o crescimento que se verifica em todos os Açores”, frisou ainda a governante.

No que às infraestruturas diz respeito, Berta Cabral destacou a construção da nova fase da obra de requalificação urbana da frente mar da cidade da Horta.

Este é um investimento municipal de grande envergadura que conta com a cooperação financeira da Região, através de contrato ARAAL, formalizado entre o Governo dos Açores e o município.

Para a Secretária Regional da tutela, esta é “uma formalização que atesta a complementaridade e o espírito de colaboração entre a administração regional e as autarquias locais, uma proximidade fundamental para se implementarem projetos e iniciativas vitais para o desenvolvimento local e regional e responder a necessidades concretas das populações”.

Berta Cabral referiu, entretanto, que a ampliação do aeroporto da Horta é mais uma evidência dessa proximidade e um compromisso que assumido perante a Câmara Municipal e todos os faialenses, que é cumprido sem reservas, através da formalização de um contrato ARAAL

Este contrato concretiza um apoio financeiro equivalente a 40% do total do investimento relacionado com a elaboração do projeto de execução de ampliação da pista do aeroporto da Horta.

No seu entender, trata-se de “um investimento que se afigura determinante para garantir a prossecução do princípio da continuidade territorial e da mobilidade de pessoas e bens”.

“A cooperação com o município e com outras entidades públicas tem sido decisiva e é bem a prova de que, trabalhando em conjunto, conseguimos ir mais longe”, acentuou.

No âmbito do PRR, apontou a construção da 2.ª fase da variante à cidade da Horta como a confirmação da “política de desenvolvimento estruturante e estratégico.

Orçada em mais de 15 milhões de euros, a nova variante, há muito aguardada pelos faialenses, é um avultado investimento em prol do verdadeiro desenvolvimento urbano da cidade e marcará uma nova era de inovação socioeconómica da ilha”.

A governante sublinha o orgulho que o Governo dos Açores tem nesta obra como em tantas outras que constituem o trabalho ao serviço dos Açores e dos açorianos. 

Berta Cabral aproveitou a oportunidade para mencionar outros investimentos do Governo Regional na ilha do Faial, como a obra de construção de um novo edifício de apoio à Marina Norte (procedimento em curso); a criação do Centro de Invernagem e as intervenções no Clube Naval, pela Empresa Pública Portos dos Açores; a empreitada de reparação da Escola Secundária Manuel de Arriaga; os apoios e investimentos realizados em matéria de energia; as intervenções estruturais em equipamentos da Saúde e do desporto, das quais se destaca a remodelação e ampliação do Hospital da Horta, e ainda obras várias de proteção costeira, zonas balneares, acessibilidades.

“Estamos cientes dos desafios e das exigências, mas sempre empenhados e disponíveis para superar constrangimentos e prosseguir o rumo que nos conduza, progressivamente, a um modelo de desenvolvimento cada vez mais sustentável” “, disse a Secretária Regional, congratulando os 190 anos de elevação a cidade da Horta, “uma cidade conectada com o mundo, onde pessoas de todos as paragens aportam nesta terra de lava, marcada por uma relação tão peculiar e intensa com o seu mar”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.