DIÁSPORAÚLTIMAS

REGIÃO | Azores-Diaspora Media Alliance com mais de meia centena de adesões

© Governo dos Açores | Fotos: DRCom
490views

Mais de meia centena de órgãos de comunicação social, grupos de comunicação e agências de notícias dos Açores e das comunidades açorianas dos Estados Unidas da América, Canadá e Brasil expressaram a sua intenção de aderirem à Azores-Diaspora Media Alliance (ADMA),uma plataforma de partilha de ideias, cooperação e entendimento impulsionada pelo Governo dos Açores e gerida pelo Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI) da Universidade Estadual da Califórnia, em Fresno, EUA.

Já são 52 os diferentes meios de comunicação social que manifestaram a intenção de se juntarem à ADMA, partilharem a sua missão e estabelecerem sinergias e espaços de divulgação que promovam um melhor conhecimento dos Açores na diáspora e vice-versa.

O memorando de entendimento para a constituição desta aliança, que está permanentemente aberta a todos os meios de comunicação social que dela queiram fazer parte, foi formalmente assinado no passado mês de outubro, por ocasião do II Encontro de Diretores de Comunicação Social dos Açores e da América do Norte, promovido pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, nas cidades de Fall River e New Bedford, no estado de Massachusetts.

Só no último trimestre de 2022, integram este projeto 16órgãos sediados na Região, designadamente, Açoriano Oriental, Diário Insular, Azores TV, Antena 1 Açores, TSF Açores, Rádio Atlântida, Tribuna das Ilhas, Rádio Voz dos Açores, Diário da Lagoa, Rádio Ilhéu, IAIC – Cooperativa de Comunicação Social, Diário dos Açores, Correio dos Açores, Rádio Clube de Angra, Atlântico Expresso e Açorianíssima.

Dos Estados Unidos da América, outros 16 subscritoresaderiram à ADMA, nomeadamente, Portuguese Times, Feel Portugal in the USA, Rádio Portugal USA, O Jornal, Rádio Clube Português, Rádio Portugal, A Praça Magazine, Rádio WJFD, Rádio Voz do Emigrante, Diáspora Media Group, The Portuguese Channel, Televisão Portuguesa da Califórnia, SPTV, De Cá para Lá TV, PAMA Rádio e Rádio Lusalândia.

O Canadá é, nesta primeira fase, o país mais representado na ADMA, com 19 entidades envolvidas: Portuguese in Manitoba, Rádio BC, Gente da Nossa TV, Festival Português TV, Revista Amar, Rádio Azores, Sons de Portugal,  Luso Can TV, Milénio, Media Group Inc, Etc&Tal Magazine, Rádio Centre-Ville, CIRV FM, CKJS Multicultural, O Milhafre, Luso Life, Sol Português, Camões Rádio e Camões TV.

Também com presença já assegurada nesta organização está uma primeira representação da América do Sul, a Agência Incomparáveis, do Brasil.

A ADMA pretende, entre outros objetivos, criar espaços de trabalho em rede e de debate entre os dois lados do Atlântico, promover uma cobertura ampla da Diáspora açoriana e levar até ela os Açores de hoje, facultar contactos e fontes de informações entre jornalistas e órgãos de comunicação e possibilitar a criação de espaços para estagiários na área do jornalismo dos Açores nos EUA e Canadá e vice-versa.

Gerar novos conteúdos direcionados para os açordescendentes que não comunicam em português e estabelecer uma rede de contactos entre a comunicação social açoriana e da sua Diáspora e o mundo académico americano e canadiano são outros dos objetivos estratégicos desta nova plataforma de cooperação transatlântica.

Nos últimos dois anos, o Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, tem desenvolvido esforços no sentido de promover a aproximação e partilha entre os órgãos de comunicação social dos Açores e da diáspora açoriana, através de várias iniciativas e eventos, tais como os Encontros de Diretores de Órgãos de Comunicação Social realizados em maio e outubro de 2022, respetivamente nas cidades açorianas de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo e nas cidades norte-americanas de Fall River e New Bedford.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.