ÚLTIMAS

REGIÃO | “Aumento do emprego jovem nos Açores desmente críticas do Partido Socialista”

380views

O deputado do PSD/Açores Flávio Soares afirmou hoje que o aumento do emprego jovem na Região, com mais 2.500 jovens empregados em comparação com o último ano da governação socialista, comprova que as recentes críticas do PS à reformulação do Programa Estagiar são “infundadas”.

“A melhoria do Programa Estagiar levada a cabo pelo Governo Regional, no seguimento de uma iniciativa legislativa do PSD/Açores, está a revelar-se muito importante para criar mais emprego. Os números oficiais, relativos ao segundo trimestre de 2022, são indesmentíveis: Cerca de 35.800 jovens açorianos (até aos 34 anos) estão empregados, mais 2.500 em relação ao último ano da governação do Partido Socialista”, afirmou.

Segundo o parlamentar social-democrata, “os números positivos do emprego jovem nos Açores, no mandato do Governo da Coligação, mostram que as críticas do PS à reformulação do Programa Estagiar são infundadas”.

Para Flávio Soares, “o ano 2022 fica marcado pelo aumento do emprego na Região, existindo inclusivamente empresários que têm manifestado publicamente dificuldades de recrutamento, ou até mesmo, falta de mão de obra em determinados setores de atividade”.

Com o objetivo de ir ao encontro das necessidades do tecido empresarial privado, realçou o parlamentar social-democrata, “o Governo Regional dos Açores privilegiou os estágios nas entidades de natureza privada, empresas, cooperativas e entidades sem fins lucrativos, promovendo e incentivando o recrutamento e a integração dos jovens nos quadros das empresas”.

O deputado do PSD/Açores salientou que “são estas entidades de natureza privada que têm a obrigação de contratar 50% dos jovens que realizaram estágio, enquanto a administração pública está isenta desta obrigatoriedade, atendendo às exigências legais no processo de recrutamento de recursos humanos”.

“Só desta forma é possível promover a produtividade e o crescimento económico da Região e simultaneamente incentivar a integração dos jovens no mercado de trabalho”, advogou Flávio Soares.

O parlamentar social-democrata não hesita ao afirmar que “estamos perante uma mudança de paradigma. Não só o Governo Regional está a devolver ao Estagiar a sua verdadeira natureza, como a promover as condições para a integração dos jovens no mercado de trabalho através de medidas de apoio às empresas para a criação emprego, como os programas Contratar e Turis.Estável”, salvaguardou.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Refira-se que existem, neste momento, quatro programas de promoção do emprego jovem: ESTAGIAR L, ESTAGIAR T, ESTAGIAR U e ESTAGIAR +, este último criado pelo Governo da Coligação, tendo como destinatários jovens com qualificação igual ou superior ao nível III do Quadro Nacional de Qualificações.

Em 2022, foram introduzidas alterações aos programas, propostas pelo PSD/Açores, com “vista a corrigir injustiças constantes nos quadros de incentivo promovidos pela governação socialista”, realçou Flávio Soares, que destacou as medidas introduzidas como “a garantia de proteção social para todos os estagiários e período de candidaturas único”, concluiu.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.