ÚLTIMAS

REGIÃO | Artur Lima elencou aos deputados regionais prioridades das suas áreas de governação para 2025

| Foto: VPG
240views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, foi hoje ouvido, no âmbito da apresentação das propostas do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2025, nas Comissões Parlamentares Permanentes de Política Geral e de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa Regional.

Na Comissão de Política Geral, o governante anunciou aqueles que são os objetivos para as pastas dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa e do Aeroporto das Lajes.

No que toca aos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Artur Lima afirma que “o Plano e Orçamento para 2025 mantém a estrutura e organização, estando centrado em dois projetos, as Relações com o Atlântico e Territórios de Interesse Estratégico para os Açores e a presença dos Açores no Espaço Europeu”.

“A Vice-Presidência apresenta para esta área um plano de investimentos de 592 mil euros, dos quais 293 mil euros serão utilizados nas relações com o Atlântico e Territórios de Interesse Estratégico para os Açores, nomeadamente com as relações com os Estados Unidos, mas também o Canadá, o Brasil e as Bermudas”, explicou.

“Enaltecemos também o Projeto Estratégico ATLANTE, que conta com um orçamento para a Região Autónoma dos Açores de cerca de 538 mil euros, e que visa a promoção da cooperação entre espaços europeus e não-europeus”, assinalou Artur Lima.

Ainda a nível da cooperação externa, o Vice-Presidente do Governo salientou o projeto Digital Islands, com um orçamento global de 2,28 milhões de euros e que tem como objetivo aumentar as capacidades das regiões insulares no domínio das práticas e soluções digitais.

Relativamente à presença dos Açores no Espaço Europeu, prevê-se um investimento de 299 mil euros, mantendo a Região uma participação ativa nos organismos de cooperação inter-regional de que faz parte.

No que concerne ao Aeroporto das Lajes, Artur Lima anunciou um plano de investimentos para aquela infraestrutura aeroportuária de cerca de 4,9 milhões de euros.

“Para conservação, manutenção e apetrechamento, o valor de três milhões engloba todas as despesas essenciais do aeroporto, nomeadamente os contratos de prestação de serviços de segurança e demais”, afirmou.

Artur Lima adiantou ainda que “em 2025, em relação à reparação e substituição do revestimento da cobertura, está previsto o valor de 200 mil euros”, com o qual se pretende “iniciar a segunda fase de requalificação dos espaços exteriores do aeroporto”.

O governante ressaltou o projeto de ampliação do Aeroporto das Lajes, dotado de um valor de 450 mil euros.

Na Comissão de Assuntos Sociais, o Vice-Presidente elencou as metas definidas em matéria de Ciência e Tecnologia.

“Mantemos um apoio combinado de mais de quatro milhões de euros aos nossos parques de ciência e tecnologia, por forma a garantir a operacionalidade destas importantes instituições, o TERINOV e o NONAGON”, esclareceu.

“Continuaremos, igualmente, a financiar a concessão de bolsas de doutoramento do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, bem como a prestar o apoio máximo já concedido ao desenvolvimento tripolar da Universidade dos Açores, situado nos 950 mil euros”, disse Artur Lima.

O Vice-Presidente destacou, por outro lado, o investimento que é feito nos Centros de Ciência dos Açores, que ultrapassa um milhão e cem mil euros e que, conjugado com as restantes medidas implementadas nesta área, levou a que a Região fosse reconhecida como Vale Regional de Inovação pela Comissão Europeia.

A discussão e votação das propostas de Plano e Orçamento para 2025 está marcada para a sessão plenária deste mês da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.