ÚLTIMAS

REGIÃO | Artur Lima anuncia apoio extraordinário ao Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel

© Governo dos Açores | Foto: VPGR
351views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou hoje, em Ponta Delgada, atribuição de um apoio extraordinário no montante de €12.579,84 ao Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel para compensar a falta de produtos que compõem o cabaz alimentar.

“Nesta conjuntura, há uma diminuição de produtos que é preciso acudir. A Dra. Luísa César contactou comigo, fez-nos um alerta para a situação e eu prontamente vim cá, exatamente para dizer que o Governo está disponível para intensificar a colaboração”, com vista ao reforço do apoio ao banco alimentar para que “não falte nada às famílias dos Açores”, declarou o governante no final da visita ao espaço do Banco.

“Enquanto o FEAC não entrar em funcionamento, estamos disponíveis para apoiar o Banco Alimentar”, indicou.

Artur Lima lembrou ainda que o Governo dos Açores, em 2022, apoiou esta instituição em mais de 190 mil euros para aquisição regular de bens alimentares e fazer face a despesas de funcionamento e com pessoal.

Após se reunir com Luísa César, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel, Artur Lima frisou que o Governo está a assumir as suas responsabilidades, apelando à envolvência das empresas, do poder local e dos Açorianos em geral na causa do banco alimentar.

“Faço um apelo às empresas, a outras instituições e aos municípios para que também colaborem com o Banco”, sobretudo nesta altura de “especial necessidade”, uma vez que é necessário “atender às famílias com dificuldades”, disse.

O responsável pela área da Solidariedade Social destacou também que a Vice-Presidência do Governo apoiou, em 2021, o projeto “Rede de Quintais”, desenvolvido pelo Banco Alimentar de São Miguel, que visa incentivar as pessoas beneficiárias de apoios sociais a cultivarem produtos agroalimentares para consumo próprio.

“Estou satisfeito que a Rede de Quintais tenha corrido muito bem. É um processo que vamos aprofundar porque é muito interessante para as famílias”, frisou. 

Em 2021, a Vice-Presidência do Governo celebrou uma parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel com vista ao desenvolvimento deste projeto, tendo atribuído uma comparticipação de 28 mil euros.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.