O deputado do PSD/Açores Francisco Gaspar saudou quarta-feira a aposta do Governo da Coligação (PSD/CDS-PP/PPM) que contempla um reforço na ordem dos 29% no que respeita a obras públicas, área para a qual está prevista uma verba de cerca de 115 milhões de euros.
“O documento em apreciação traduz a consistência das políticas públicas implementadas e a implementar, baseadas no diálogo e consensos institucionais, assumindo um caminho de continuidade com o ciclo de governação iniciado no final de 2020 e sufragado nas eleições regionais de 4 de fevereiro”, disse.
Para Francisco Gaspar, “trata-se de um investimento a realizar com o propósito de responder às necessidades reais das pessoas e das instituições”.
O parlamentar social-democrata falava durante o debate da apreciação do Plano e Orçamento para 2024 que tem lugar na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta.
O deputado vincou que o documento em análise “é uma declaração de exercício de prioridades, um reflexo das necessidades e aspirações do nosso Povo, consubstanciadas na demonstração de compromisso com o progresso sustentável e equitativo”.
Ao que acrescenta, que o Plano e Orçamento para 2024 “responde aos desafios que enfrentamos, construindo assim, as bases para um futuro mais promissor e que promova o bem-estar e a qualidade de vida para todos”.
Francisco Gaspar salientou ainda que as propostas que se colocam em cima da mesa dão resposta a necessidades mais prementes, elencando os projetos previstos e materializados na ilha de São Miguel e que mereceram parecer favorável da parte do Conselho de Ilha.
Desde a Saúde, à Educação, Solidariedade Social, o Plano e Orçamento para 2024 prevê “um investimento global de 54 milhões de euros”, constituindo “uma garantia do desenvolvimento consistente, no que à ilha de São Miguel importa acautelar”, apontou.
Na área da Saúde, o parlamentar social-democrata destacou a empreitada de requalificação dos Centros de Saúde do Nordeste e Povoação, assim como a compra do terreno para o novo Centro de Saúde da Ribeira Grande.
Na área da Educação, indicou a criação do Centro de Qualificação dos Açores, a empreitada de reabilitação das instalações desportivas da Escola dos Arrifes e intervenções diversas na Escola Básica e Secundária de Povoação, entre outras.
“Na área da mobilidade e dos transportes rodoviários de passageiros, pretende-se melhorar as ligações de todos os sistemas, capitalizando horários, itinerários e carreiras; promover a modernização e a evolução digital dos transportes terrestres no relacionamento entre o cidadão e a administração pública”, enumerou.
O parlamentar social-democrata entende assim que “a aprovação de um Plano e Orçamento não é apenas um ato administrativo, é uma declaração de exercício de prioridades”.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU