REGIÃO | Aposta do Governo da Coligação na mobilidade terrestre “está a desenvolver os Açores”
O deputado do PSD/Açores Francisco Gaspar sublinhou que a aposta do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM na mobilidade terrestre, e na melhoria da segurança rodoviária, “está a desenvolver os Açores”, numa estratégia concreta de investimento público.
Falando durante a discussão do Plano e do Orçamento Regional para 2025, o social-democrata destacou “o compromisso deste Governo em garantir que os recursos disponíveis são aplicados, de forma eficiente e transparente, para promover o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável todas as nossas ilhas”.
Segundo Francisco Gaspar, “a mobilidade terrestre, ao nível do sistema de transportes terrestres e segurança rodoviária, desempenha um papel crucial no desenvolvimento económico e na coesão social dos Açores”.
Em tal área, o governo prevê um investimento superior a seis milhões de euros, “que assenta em ações específicas como o Serviço de Transporte Terrestre, o Passe Social de Transportes Públicos Coletivos, o Apoio à Descarbonização da Frota dos Táxis e o Portal do Condutor”, registou Francisco Gaspar.
Por essa via, vão ser contratualizados “novos contratos para o serviço de transporte coletivo regular de passageiros em São Miguel e na Terceira, já em curso nas restantes ilhas, destacando-se a introdução de novos itinerários, e do sistema de bilhética integrada e em suporte digital”, explicou.
“Trata-se de promover a modernização e a evolução digital dos transportes terrestres no relacionamento entre o cidadão e a administração pública. Será assim implementado o Portal do Condutor, visando a interação digital com os serviços e a desburocratização de processos administrativos”, frisou o deputado do PSD/Açores.
Vai também ser potenciada a descarbonização dos transportes públicos terrestres, “incluindo o apoio aos profissionais de táxis rumo a uma frota 100% elétrica, bem como a modernização do parque automóvel e de equipamentos do Governo Regional dos Açores”.
“Em matéria de obras públicas, as grandes prioridades estratégicas assentam na garantia do cumprimento das metas e marcos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em potenciar a execução do novo quadro comunitário PO2030, na recuperação do HDES, na modernização e construção de infraestruturas viárias muito necessárias à coesão territorial e à segurança, na proteção da orla costeira, na execução de obras estruturantes de vários departamentos do governo regional e na reabilitação, requalificação e reparação de diferentes infraestruturas, muitas das quais há muitos anos degradadas e deixadas ao abandono pelos sucessivos governos socialistas”, afirmou.
“No âmbito direto das competências da Direção Regional da Obras Públicas, perspetiva-se um investimento de cerca de 148,6 milhões, mais 30,6% fase ao ano de 2024”, recordou Francisco Gaspar.
Na sua intervenção de ontem, o deputado também se referiu aos investimentos previstos para o concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, que, “apesar dos problemas deixados pelas governações socialistas”, também mostram “que muito já foi feito por este Governo de Coligação, em tão pouco tempo”.
“Em duas décadas de poder socialista, a nível autárquico e regional, a Povoação foi votada ao abandono, mas este Governo está a dar passos firmes na melhoria das acessibilidades ao concelho”, lembrou.
A breve trecho, “teremos a segunda fase da ligação Furnas/Povoação – a primeira, que corresponde à variante às Furnas, está na sua fase final – na continuidade da segurança na ligação à freguesia de Ribeira Quente, assim como a construção da nova escola da Povoação”, concluiu Francisco Gaspar.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU