O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, enaltece o crescimento que se tem verificado ao longo dos últimos 10 anos das qualificações comunitárias DOP e IGP nos Açores, referindo que no final de 2023 existiam 1.106 produtores que produziam uma quantidade de 2.049,959 quilogramas de produtos qualificados DOP e IGP.
“Considero que as qualificações comunitárias contribuem de forma muito relevante para a sustentabilidade da economia, através da criação e manutenção de emprego, da valorização dos produtos, da fixação das populações em meio rural e da proteção do ambiente, contribuindo ainda para a atratividade turística, fundamentalmente por via da gastronomia e tradição a si associadas”, declara o governante.
O responsável pela pasta da Agricultura e agora pela Marca Açores sublinha “a importância das certificações para regiões predominantemente rurais como os Açores, onde a agricultura tem uma expressão económica, social e territorial de grande relevância para a coesão regional, que marca a identidade e a genuinidade de cada uma das ilhas e das suas populações”.
“É ainda um setor que assume um papel fundamental na definição das políticas regionais de desenvolvimento e ordenamento do território, ambientais e de turismo”, acrescentou.
Atualmente, como produtos DOP, os Açores têm o Ananás dos Açores, o Mel dos Açores; o Queijo São Jorge, o Queijo do Pico, o Maracujá de São Miguel, a Carne Ramo Grande e a Manteiga dos Açores, tendo registados como produtos IGP a Carne dos Açores, a Meloa de Santa Maria e o Alho da Graciosa.
“Vamos continuar a identificar agroprodutos em cada ilha, com vista a um reconhecimento mundial como produtos únicos, ou seja, de modo a obter uma certificação comunitária”, diz Ventura.
E acrescenta: “Continuo a afirmar que os nossos agroalimentos são um valor autonómico de grande relevância e os produtos DOP e IGP comprovam a sustentabilidade agroprodutiva dos Açores e autenticam territorialmente o que produzimos”.
O Secretário Regional defende ainda que “os produtos qualificados dão valor ao conceito de naturalidade e assumem um importante fator de competitividade”.
GRA/RÁDIOILHÉU