ÚLTIMAS

REGIÃO | António Lima na convenção nacional do partido: “Nos Açores o Bloco é a oposição ao governo da direita”

334views

Na Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, que está a decorrer em Lisboa, António Lima destacou o papel de liderança do Bloco de Esquerda na oposição ao governo da direita nos Açores. O coordenador do Bloco nos Açores salientou que o Bloco tem “mesmo uma alternativa e não apenas meros acertos de rumo”.

“Seguimos firmes na afirmação de um caminho novo para os Açores, que quebre com interesses instalados”, para que seja possível viver bem nos Açores, uma região onde atualmente 36% dos trabalhadores das empresas privadas recebem o salário mínimo e onde a pobreza e a desigualdade social são enormes.

A pouco mais de um ano das eleições regionais, António Lima deixou claro que o Bloco não quer “qualquer regresso às políticas das maiorias absolutas do passado e muito menos continuar as políticas da direita com mais competência”.

“Queremos mesmo mudança” e “é esse projeto que temos de continuar a afirmar e consolidar até às eleições regionais”, disse o líder do partido nos Açores.

Perante centenas de militantes de todo o país, António Lima traçou o cenário da atual legislatura nos Açores, com um governo de toda a direita e que depende da extrema-direita, e em que existem “chantagens permanentes, acordos rasgados e colados”.

“A direita montou nos Açores uma campanha de propaganda contra os mais pobres para agradar à extrema-direita, baixou os impostos sobre os mais ricos e sobre os lucros de quem ganha com a inflação e engrossa a sua clientela partidária e as empresas amigas dos partidos do governo regional”, acusou António Lima, salientando que “os problemas das pessoas, esses são ignorados”.

“O Bloco nos Açores é a oposição ao governo regional da direita”, que tem denunciado o clientelismo, o nepotismo crescente, e os grandes negócios e que tem lutado pelo aumento de salários e por outras medidas para atenuar os efeitos da atual crise inflacionista.

No momento em que decorre um processo de revisão constitucional na Assembleia da República, o coordenador do Bloco assinalou que PS e PSD não levam a Autonomia a sério.

“A direita, nomeadamente o PSD, não leva a Autonomia a sério quando propõe nos Açores um caminho e no seu projeto de revisão constitucional propõe outro” e o PS não leva a Autonomia a sério “quando quer rever a constituição, mas não quer falar de Autonomia”.

“Não brincamos com a Autonomia”, disse António Lima sobre o Bloco, que apresentou várias propostas de alteração à Constituição relativamente às Regiões Autónomas.

“Nos Açores e em Lisboa, o Bloco diz e propõe o mesmo”, concluiu.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.