REGIÃO | Alonso Miguel entrega Galardão Miosótis Azores 2022 a dois empreendimentos turísticos em São Miguel
O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, atribuiu o galardão Miosótis Azores a dois empreendimentos turísticos na ilha de São Miguel, referente à edição do ano de 2022: o empreendimento turístico em espaço rural Casas da Chaminé, no concelho do Nordeste, e o hotel Furnas Boutique Hotel, no concelho da Povoação.
No âmbito desta edição, foi ainda galardoado o alojamento em turismo em espaço rural Areias da Prainha, no concelho de São Roque, na ilha do Pico.
“É com grande satisfação que continuamos a entregar estas distinções e a reconhecer o esforço dos empreendimentos turísticos no sentido de garantir a realização de boas práticas do ponto de vista da sustentabilidade ambiental”, sustenta o governante.
Atualmente, a região conta com 119 empreendimento turísticos galardoados, distribuídos pelos vários níveis do galardão, reconhecendo, desta forma, as suas boas práticas ambientais.
“Com a atribuição do galardão Miosótis, pretende-se estimular a unidades turísticas da Região para esta missão, que a todos nos convoca, de promoção e proteção do nosso património natural, apoiando a inovação e auxiliando na implementação de boas práticas ambientais na indústria turística, nomeadamente ao nível da gestão eficiente de recursos, nomeadamente água e eletricidade, da correta gestão de resíduos e da proteção e valorização da biodiversidade”, destacou ainda Alonso Miguel.
O Secretário Regional referiu, também, que “a conservação do património natural e promoção da qualidade ambiental representam pilares de atuação deste Governo, e através da implementação de comportamentos ambientalmente adequados, é possível caminhar para um crescimento turístico harmonioso”.
Este galardão ambiental, que teve a sua primeira edição em 2012, reveste-se da maior importância no reconhecimento do desempenho ambiental das unidades de alojamento turístico da Região Autónoma dos Açores, sendo elegíveis ao galardão as pousadas da juventude e os empreendimentos turísticos referidos no Regime Jurídico da Instalação, Exploração e Funcionamento dos Empreendimentos Turísticos dos Açores (RJET-A), com exceção dos parques de campismo e caravanismo.
GRA/RÁDIOILHÉU