ÚLTIMAS

REGIÃO | “Alojamento Local nos Açores é reconhecido como sendo de elevada qualidade e de grande satisfação por parte dos turistas”, diz Berta Cabral

© Governo dos Açores
311views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, asseverou na sexta-feira, em Ponta Delgada, que “o Alojamento Local nos Açores é reconhecido como sendo de elevada qualidade no serviço prestado e de grande satisfação por parte dos turistas que visitam” a região.

Berta Cabral falava à margem de uma audiência de apresentação de cumprimentos com a nova direção da Associação de Alojamento Local dos Açores (ALA), “um parceiro importante e fundamental para a melhoria e diversificação de oferta turística no arquipélago, contribuindo fortemente para a reabilitação urbana do edificado, para a dispersão territorial dos fluxos turísticos e para a democratização do rendimento”, sustenta a governante.

A titular da pasta do Turismo destacou que o alojamento local reúne, atualmente, mais de 18.000 camas nos Açores, um número que ultrapassa a hotelaria convencional e o turismo em espaço rural, e representou, em 2022, cerca de 220 milhões de euros de impacto direto e indireto na economia local e um crescimento de receitas, de 2019 para 2022, superior a 20%, resultados que estão em linha com o aumento dos proveitos da hotelaria.

Berta Cabral foi recetiva aos desafios colocados pela nova direção no que respeita à adoção de novas ferramentas estatísticas que possam ser mais diligentes, contribuindo para uma mais precisa e fidedigna informação da dinâmica deste setor, manifestando a sua disponibilidade para, em parceria, trabalhar nesse campo de intervenção.     

A nova direção da Associação de Alojamento Local dos Açores, eleita recentemente, tem como presidente João Pinheiro, e como vogais um elemento/associado de cada ilha dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.