AGENDA

REGIÃO | Agenda. Digressão de Ana Lua Caiano inclui a ilha do Pico em ‘Música no Forte’

667views

Ana Lua Caiano é o maior êxito de estreia dos últimos tempos na música portuguesa. Sua digressão já ultrapassou as barreiras lusitanas e a ilha do Pico tem a oportunidade de a conhecer pessoalmente no Forte de Santa Catarina. 

Ana Lua Caiano explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”. Criando melodias que remetem para a tradição – fazendo uso de coros, harmonias e cânones – numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano, a sua música traz a herança tradicional portuguesa para o mundo moderno, eletrónico e tecnológico.

Lançou o seu EP de estreia “Cheguei Tarde a Ontem”, setembro passado, e no mês seguinte foi seleccionada para actuar na maior feira de world music, a WOMEX. Ao vivo, atua em formato “one woman show”, com um sintetizador, uma loop station, um microfone, um bombo e vários instrumentos percussivos, que através da sobreposição de loops lhe permitem criar várias camadas sonoras e ambientes, sozinha e em tempo real. 

Este ano, Ana Lua Caiano lançou o EP “Se dançar é só depois” que tem sido apresentado ao vivo em dezenas de espectáculos de norte a sul do país, marcando também o início da sua jornada internacional.

O mês de Agosto já viu Ana Lua Caiano na ilha Madeira, e este domingo, dia 6, às 19h30, é a vez da ilha do Pico receber, o mais recente êxito no panorama musical nacional, antes de seguir sua digressão que a leva até à Coreia do Sul.

A temporada Música no Forte, um projeto MiratecArts com o Município das Lajes do Pico, acontece ao ar-livre, no Forte de Santa Catarina, com entrada livre. Este evento tem apoio adicional da Direção Regional dos Assuntos Culturais, Governo dos Açores, no programa de apresentação de novas vozes de músicas do mundo, a ser desenvolvido pela associação MiratecArts, sedeada na ilha do Pico.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.