AGENDA

REGIÃO | Agenda. Blue Azores chega à Graciosa para debater as Áreas Marinhas Protegidas

© Governo dos Açores | Foto: JF
264views

O Programa Blue Azores, liderado pelo Governo Regional dos Açores e centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, vai estar na ilha Graciosa para dar continuidade ao processo participativo direcionado às áreas costeiras do arquipélago.

Esta é mais uma etapa crucial para alcançar o objetivo final de proteger 30% do Mar dos Açores, num processo que pretende ter a participação ativa de todos os utilizadores do mar dos Açores.

A Ilha Graciosa, que em setembro de 2007 passou a fazer parte da Rede Municipal de Reservas da Biosfera da Unesco pelas características ambientais patrimoniais e culturais únicas, é um ponto especialmente importante neste processo.

Os seus ilhéus constituem importantes habitats de nidificação para aves marinhas, além de constituírem áreas de descanso e passagem de aves migratórias. A Graciosa é detentora de uma orla costeira facilmente acessível, a partir dos seus inúmeros portinhos tradicionais. Tem um fundo marinho particularmente belo, que importa preservar e tem vindo a destacar-se como um exemplo de procura de atividades económicas ambientalmente sustentáveis, como o mergulho recreativo.

Estabelecer a forma como podemos proteger todo este património de forma eficiente e duradoura é o objetivo dos encontros organizados pelo Blue Azores.

No dia 6 de março, segunda-feira, às 17h00, na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa decorrerá uma sessão aberta ao público para apresentar o programa Blue Azores e esclarecer todos os que quiserem saber mais sobre este processo participativo.

No dia seguinte, dia 7 de março, no mesmo local às 09h30, será realizada uma segunda reunião com vários parceiros convidados, que representam os utilizadores do mar da ilha Graciosa.

Este processo participativo será realizado ao longo de 2023 em todas as ilhas do arquipélago, estando previstas várias reuniões por ilha. O objetivo é garantir a participação da população na definição conjunta das áreas costeiras que integrarão a rede de áreas marinhas protegidas dos Açores. Pretende-se que os utilizadores do mar costeiro estejam envolvidos neste processo desde o seu início, de forma representativa, através das associações e instituições que existam em cada ilha.

O Programa Blue Azores visa proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.