REGIÃO | “Açores vão continuar a trilhar caminho de excelência, com base no saber adquirido e apostando na diversificação”, garante José Manuel Bolieiro
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, marcou hoje presença no “Azores Beef Fest”, que decorre até domingo, em São Miguel.
O “Azores Beef Fest” é um evento pioneiro, que deverá tornar-se “regular, estável e previsível” na sua organização, replicando-se assim em outras ilhas dos Açores.
Organizado pelo Centro de Estratégia de Regional para a Carne nos Açores – CERCA, e pela Federação Agrícola dos Açores, conta com a participação de sete cozinheiros especialistas na confeção da carne, oriundos do continente português, do Brasil e dos Açores, com o objetivo de valorizar de valorizar a carne açoriana.
“Estamos projetando uma nova visão para a valorização e identidade dos Açores, no quadro da nossa economia produtiva e, sobretudo, de sustentabilidade económica, social e alimentar, enquanto destino turístico”, afirmou José Manuel Bolieiro.
E acrescentou: “podemos potenciar através da diversificação a vocação de cada ilha. Os Açores, nesta unidade estratégica, têm a pluralidade de vocação de cada ilha”.
O líder do Executivo açoriano lembro que a segurança alimentar, a excelência no produto, o bem-estar animal e a genuinidade biológica são créditos que os Açores não devem deixar em mãos alheias.
Os Açores, vincou, vão continuar a trilhar “caminho de excelência”, com base no saber adquirido e “apostando na diversificação”.
O Presidente do Governo dos Açores aproveitou ainda a oportunidade para anunciar que o Governo dos Açores vai comparticipação em 35% a aquisição de alimento fibroso animal, comparticipar a aquisição de sementes de milho de soro, e que estão a ser informados os agricultores da distribuição dos três mil direitos de vacas aleitantes.
Todo este desenvolvimento é possível graças a um quadro de cooperação e diálogo constante com a Federação Agrícola dos Açores, com uma orientação convicta da importância estratégica da governação dos açores para a criação de riqueza e o garantir de prestígio da Região.
Marcaram ainda presença na sessão o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, e o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita.
GRA/RÁDIOILHÉU