ÚLTIMAS

REGIÃO | Açores têm de “tirar o devido partido” da sua posição geoestratégica, defende Artur Lima

© Governo dos Açores | Fotos: VPG
435views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, defendeu na segunda-feira que é “preciso afirmar cada vez mais a autonomia no panorama nacional e europeu” para que os Açores “possam tirar o devido partido” da sua posição geoestratégica.

“Somos uma terra que vale por si própria e que tem de se tornar cada vez menos dependente de subsídios”, frisou, realçando que os Açores têm “património” e “valor geoestratégico”.

No entendimento de Artur Lima, o “valor geoestratégico” que a região evidencia é traduzível em “dinheiro” e em “transações comerciais”, não podendo cingir-se à criação de “meia dúzia de empregos”.

“Temos de aproveitar a nossa posição para desenvolvermos a nossa terra como queremos e entendemos, como autonomistas que somos”, insistiu.

Artur Lima falava na sequência de uma visita ao Centro de Operações Espaciais, que integra o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira (TERINOV), onde acompanhou a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

O Vice-Presidente do Governo apelou a que as autoridades regionais afirmassem a sua autonomia, considerando que os “Açores não podem ser apenas o hospedeiro dessas tecnologias e instituições”.

Para Artur Lima, é preciso ter a “nossa mais-valia” para “desenvolvermos a nossa terra e darmos o melhor conforto ao nosso povo”, obtendo, assim, benefícios líquidos das parcerias no domínio científico e tecnológico.

“Pretendo que os Açores deixem de ser uma terra de oportunidades perdidas”, sintetizou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.