ÚLTIMAS

REGIÃO |Açores também põem fim à máscara no transporte aéreo e nas farmácias

678views

O Conselho do Governo reúne a um de setembro. Vai deixar cair a obrigatoriedade de uso de máscara nos aviões e nas farmácias. Os Açores também vão deixar cair a obrigatoriedade do uso de máscara nas farmácias e no transporte aéreo, tal como foi anunciado, quinta-feira, para o resto do país. Na região, as regras constam de uma resolução do Conselho do Governo, que deve reunir novamente a um de setembro.

O diretor regional da Saúde, Berto Cabral, afirmou que “logo que haja Conselho do Governo, que seja aprovada a alteração da resolução e com a publicação da resolução, entrará em vigor a não obrigatoriedade de máscara no transporte aéreo e nas farmácias”. “Manter-se-á apenas a obrigatoriedade da máscara no acesso aos serviços de saúde e também nos lares de idosos e noutras valências similares”, ressalvou. Em declarações prestadas à Antena 1/Açores, Berto Cabral referiu que “especialmente com a vacinação, notou-se uma redução muito significativa das situações graves da doença, nomeadamente refletidas nos internamentos, nos internamentos em cuidados intensivos e mesmo nos óbitos”. “Esperemos que assim continue e que, de facto, o inverno não traga um agravamento da situação pandémica”, disse.

A quarta dose da vacinação contra a doença Covid-19 vai avançar. O diretor regional com a pasta da Saúde não adiantou à rádio pública açoriana uma “data exata”. “A região tem vacinas. Vamos receber as novas vacinas que também conferem proteção para a variante Ómicron. Essa será a única diferença”, apontou.
Quinta-feira, após reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que “entendeu-se ser adequado pôr fim à obrigatoriedade de utilização de máscara ou viseiras em locais como transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, e o transporte de passageiros em táxi ou TVDE, bem como nas farmácias de venda ao público e outros locais determinados em normas específicas da DGS”.

Nos Açores, já tinha sido decidido o fim do uso de máscara nos transportes coletivos terrestres, mas mantinha-se a regra para o transporte aéreo. A decisão tomada esta semana pelo Governo da República tem em conta, segundo Marta Temido “a evolução favorável” da Covid-19. Há, apontou a ministra, “uma tendência estável do número de casos e controlada naquilo que diz respeito à utilização de cuidados de saúde”.

DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.