ÚLTIMAS

REGIÃO | Açores registam “avanços democráticos” face a “degradação institucional” da República

Ponta Delgada, 02 Maio 2023 ©Hugo Moreira
386views

O vice-presidente do PSD/Açores Luís Maurício destacou ontem os “avanços democráticos do sistema político” a que se assiste na Região na atual legislatura, contrastante com a “degradação política e institucional” que se verifica no Governo da República.
 
O dirigente partidário falava na conferência de imprensa em Ponta Delgada, para apresentação das conclusões da última reunião da Comissão Política Regional do PSD/Açores, que reuniu em Angra do Heroísmo.
 
Segundo o social-democrata, “hoje há respeito pelas oposições que têm mais recursos para fiscalizar a atividade do Governo Regional, os cidadãos têm direito de iniciativa legislativa e os açorianos fazem uso do direito de petição como nunca o tinham feito”, congratula o dirigente partidário.
 
“É nesta legislatura que as propostas para o aprofundamento da Autonomia finalmente avançam no Parlamento”, sublinhou.
 
“Enquanto na República se assiste a uma degradação política e institucional, nos Açores há avanços democráticos no sistema político”, sublinhou.
 
Luís Maurício realçou também “o empenho permanente do Governo liderado por José Manuel Bolieiro na dinamização económica de todas as ilhas, nunca se acomodando aos bons resultados obtidos”.
 
“Mesmo com a economia a crescer há 22 meses consecutivos, com o desemprego ao nível mais baixo dos últimos 14 anos e o turismo a bater recordes de dormidas e receitas, e ainda assim o Governo liderado por José Manuel Bolieiro continua a implementar novas medidas em prol do desenvolvimento do arquipélago”.
 
De entre as novas medidas, destaca-se o ‘Programa MAIS’ (Mecanismo de Apoio ao Incremento dos Salários, “beneficiando mais de 21 mil trabalhadores açorianos, desmentindo as críticas infundadas do PS de Vasco Cordeiro àquela medida do Governo dos Açores”, enfatizou o vice-presidente do PSD/Açores.
 
Acresce a “mais baixa taxa de IRC da história da Autonomia (8, 75%) de que as pequenas e médias empresas da Região irão beneficiar, a partir deste ano”, a par de outras medidas dirigidas às famílias, “permanecendo do seu lado numa altura em que se vive uma crise a nível internacional”, finalizou Luís Maurício.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.