ÚLTIMAS

REGIÃO | Acordo de Parceria com parceiros sociais será iniciativa inédita na autonomia política dos Açores, vinca José Manuel Bolieiro

© Governo dos Açores
442views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, adiantou hoje esperar concretizar nos próximos meses um Acordo de Parceria com os parceiros sociais, documento que será “inédito” e “pioneiro” na autonomia regional.

Pretende-se que o documento, sublinhou o governante em Ponta Delgada, entre em vigor ainda antes da discussão e votação das propostas de Plano e Orçamento para 2024.

José Manuel Bolieiro falava no final de uma reunião da Comissão Permanente de Concertação Social do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA).

Investimento público, políticas fiscais, salariais e perspetivas de investimentos comunitários ou privados são áreas a abarcar no Acordo de Parceria.

“São áreas que potenciam um entendimento sobre a estratégia de desenvolvimento dos Açores”, sustentou o Presidente do Governo.

Na reunião de hoje, foi também acordada a posição de que de que os Açores devem reivindicar que “as medidas nacionais sejam aplicadas a todo o território e a todos os portugueses” – o caso mais recente em cima da mesa prende-se com apoios extraordinários ao setor agrícola que o Governo da República cingiu aos profissionais do continente.

“A autonomia política não é um fator de desresponsabilização do Estado, é um elemento para cooperar com o Estado para um desenvolvimento mais coeso de todo o território de Portugal”, declarou o governante, falando ladeado pelo Presidente do CESA, Gualter Furtado.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.