REGIONAL

REGIÃO | “Ação do Governo garante justiça e equidade à carreira dos TSDT nos Açores”

164views

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos frisou ontem que as novas regras e procedimentos, “promovendo o descongelamento da carreira especial de Técnico Superior das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT), comprovam a ação transparente e justa do Governo Regional neste processo”, avançou.

Para a social-democrata “este foi o culminar de um processo negocial para cerca de 196 TSDT, num total de 400 profissionais a exercer funções na Região, numa matéria que foi largamente discutida e aprofundada, face a uma carreira criada em 2017 e que padecia de várias dúvidas jurídicas”, disse.

“Fez-se justiça, com uma proposta que precisou de muito tempo para ficar completa, sendo de realçar a transparência que o Governo da Coligação mostrou em todo o processo, também pelo facto de ter superado as expetativas dos próprios TSDT e dos seus representantes”, sublinhou a deputada do PSD/Açores.

Salomé Matos recordou que “tudo acontece após anos de reivindicações, greves, vigílias, caravanas e buzinões, assim como iniciativas legislativas neste parlamento chumbadas pelo PS”.

A social-democrata não deixou de referir “a falsa coragem dos deputados do PS, que agora de facto votaram favoravelmente este procedimento, mas coragem a sério era terem feito isso quando eram governo, o que não aconteceu”.

“Resumidamente, foram este Governo e este Secretário Regional da Saúde quem, depois de anos de reivindicações e de promessas, permitiram aos TSDT verem resolvidas as assimetrias existentes, correspondendo aos anseios daquela classe profissional”, afirmou.

“Estamos a falar da atribuição de 1,5 pontos no período compreendido entre 2004 e 2018, assim como a garantia de que o descongelamento é referente à tabela salarial de 2019, podendo acontecer na carreira antiga, se tal for mais benéfico para o profissional, com a garantia de que até à adaptação do sistema de avaliação de desempenho se mantém a contagem dos 1,5 pontos”, explicou.

O decreto legislativo aprovado esta quarta-feira estabelece as regras e os procedimentos relativos ao processo de descongelamento da carreira especial de TSDT, a adotar pela administração pública regional e pelo setor público empresarial da Região Autónoma dos Açores.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.