ÚLTIMAS

PS/Terceira alerta para incapacidade do Governo dos Açores em continuar o projeto Terceira Tech Island

730views

O Secretariado de ilha do PS/Terceira denunciou a inércia do Governo Regional relativamente à captação e apoio a novas empresas no âmbito do projeto Terceira Tech Island. Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira os Socialistas alertaram para a incapacidade de o Governo Regional em continuar com o projeto.

Com mais de 20 empresas tecnológicas instaladas na Praia da Vitória, entre fevereiro de 2018 e julho de 2020, foram criados, nesse período, cerca de 200 postos de trabalho, lembrou Luís Leal, para destacar ter sido realizado “um intenso trabalho de captação de investimento, e da constante disponibilização de recursos humanos especializados em programação informática”.

Para o membro do Secretariado de ilha do PS/Terceira, que falava à margem de uma visita à empresa Bool, também fruto da iniciativa e da responsabilidade do Governo do Partido Socialista, numa clara visão estratégica do valor emergente deste mercado, resultava a presença açoriana na Web Summit, o maior evento sobre Empreendedorismo de base Tecnológica da Europa.

“A participação açoriana neste evento permitia promover a nossa Região, e em especial a ilha Terceira e o projeto Terceira Tech Island, como um lugar com elevado potencial e com excelentes condições de atratividade destinadas ao estabelecimento de empresas que operam neste setor”, assegurou o Socialista, para ressalvar que agora, e após a realização de mais uma edição desta conferência europeia, o atual Governo optou por “esconder por completo a sua existência na comunicação perante os potenciais investidores ou empresas interessadas em abrir polos tecnológicos de nearshore”.

Nesse sentido, e manifestando que o Governo do PSD/CDS/PPM ofuscou os potenciais investidores na área tecnológica com produtos alimentares da Marca Açores todos os dias do evento, “confundindo a Web Summit com uma feira agroalimentar ou de gastronomia”, os Socialistas destacaram “que a incapacidade deste Governo em interpretar os mercados e negócios emergentes demonstra o nível a que a Região esteve exposta perante alguns dos maiores investidores do Mundo em matéria tecnológica”.

“O Governo do PSD/CDS/PPM não percebeu o que é a Web Summit e não teve estratégia para a valorização da economia digital, desprestigiando a Região e todo o trabalho feito de colocação dos Açores no radar de atração de investimentos da área do digital. Os Açores marcaram presença numa feira de cariz tecnológico, mas posicionaram-se estrategicamente para uma feira de gastronomia”, afirmou Luís Leal.

Tendo o PS/Terceira já alertado, em outras oportunidades, para o abandono a que o Governo do PSD/CDS/PPM tinha conduzido o projeto Terceira Tech Island, revelam agora que em apenas um ano de exercício de funções “não há novas empresas no projeto”, mas sim “empresas que decidiram abandonar o e mesmo as que haviam manifestado interesse em se instalar perderam-no por inércia do Governo em apoiá-las”.

“O atual Governo dos Açores está, a par e passo, a diminuir a influência da Ilha Terceira no panorama político regional, e há evidências mais do que suficientes que todos os Terceirenses já tenham percebido, de que ilha está a ficar para trás”, admitiu Luís Leal, para considerar que o Partido Socialista, por sua vez, continuará a denunciar “todos os passos errados que este Governo tem dado, prejudicando a nossa economia e não criando as condições para que os nossos voltem para criar família e emprego qualificado estável”.

PS/TERCEIRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.