Proposta do PS assegurou apoios às necessidades mais urgentes das famílias Açorianas face à COVID-19, destaca Isabel Teixeira
“O PS assegurou apoios e respostas às necessidades mais urgentes e imediatas das famílias Açorianas, face às dificuldades com que a pandemia de COVID-19 as tem confrontado”, realçou Isabel Teixeira.
A deputada socialista falava esta quinta-feira, na Assembleia Regional, onde apresentou uma proposta de apoio às famílias Açorianas para compensar os prejuízos provocados pela pandemia.
“O PS assegurou que, à semelhança daquilo que foi feito aquando da primeira vaga da pandemia, na modalidade de complemento, a manutenção do rendimento ao encarregado de educação que seja trabalhador do público ou do privado e que tiver de permanecer em casa para assistência a menores de 12 anos, doentes crónicos ou portadores de deficiência, durante o encerramento de escolas e outros equipamentos sociais por determinação da Autoridade de Saúde Regional”, frisou Isabel Teixeira.
A proposta do PS garante também a isenção do pagamento de mensalidades às famílias pela frequência de creches, jardins-de-infância, amas, ATL, Centros de Dia e de Noite, bem como compensar as instituições pelas mensalidades perdidas.
A iniciativa do PS assegurou, ainda, o prolongamento do programa de atribuição de refeições escolares em período de férias e interrupções letivas até que seja retomado o regular funcionamento das escolas, tal como aconteceu na primeira fase da pandemia.
Isabel Teixeira denunciou que “este apoio não tem sido implementado, ou quando é, é-o de forma atabalhoada, sem a necessária informação”, o que tem “gerado muitas dificuldades às famílias Açorianas e agravado as desigualdades”.
“Impõe-se agora que o Governo dos Açores implemente estas medidas, porque não podemos simplesmente fechar tudo e abandonar as famílias Açorianas à sua sorte. O PS continuará vigilante nesta matéria”, realçou a deputada do PS, Isabel Teixeira.
Para Isabel Teixeira, as famílias Açorianas, especialmente “as mais vulneráveis e de menos recursos económicos e financeiros, são as mais atingidas por este flagelo económico e social”.
A deputada socialista realçou que “os efeitos económicos da Pandemia, que assola todo o mundo, são ainda mais dramáticos numa economia de pequena escala como é o caso dos Açores”.
“A responsabilidade de fazer mais e melhor pelas famílias Açorianas é de todos nós”, finalizou a deputada do PS, Isabel Teixeira.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU