ÚLTIMAS

PRAIA DA VITÓRIA | Livro ‘Fontinhas nas Fontes da sua História’ é “legado histórico essencial à valorização da identidade Praiense”, defende Vânia Ferreira

539views

Os costumes e as tradições caracterizados na obra “Fontinhas nas Fontes da sua História”, de Leandro Ávila, são “um contributo histórico importante na valorização da identidade cultural praiense, reforçando a dinâmica coletiva do Concelho”.

A ideia foi veiculada pela presidente da Câmara Municipal, Vânia Ferreira, que esteve presente, na apresentação do livro, no passado sábado ,06, no claustro da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no âmbito do Outono Vivo. “As onze freguesias e Vila que integram o Concelho da Praia da Vitória são, sem dúvida alguma, ricas em costumes e tradições que, inevitavelmente, são contributo para a dinâmica cultural vivenciada hoje, naquela que é a nossa identidade enquanto povo.

O livro apresentado reflete as particularidades da freguesia das Fontinhas, assumindo, sem dúvida, um papel relevante para a nossa história, deixando um legado único em cada um de nós”, referiu a autarca.Na ocasião, a edil praiense salientou “o trabalho do escritor na criação desta obra, onde se encontram registados os costumes, tradições e festividades locais, bem como os feitos e obras de diversas figuras em prol do desenvolvimento da freguesia”.

“O historiador Leandro Ávila, pretende com este livro, marcar de forma holística a obra e a relevância histórica da freguesia”, sublinhou Vânia Ferreira.Leandro Ávila é natural da freguesia das Fontinhas e professor. O autor realizou a recolha e a compilação do conhecimento histórico da freguesia, incluindo os seus costumes religiosos, tradições e envolvências culturais, além das personalidades que marcaram a freguesia, ao longo dos anos.

Na obra é igualmente explicada a origem do nome da freguesia, bem como referência à padroeira Nossa Senhora da Pena.

CMPV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.