REGIONAL

PRAIA DA VITÓRIA | Alonso Miguel preside à inauguração do Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores

119views

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, presidiu hoje, na Zona Verde do Paul da Praia da Vitória, à inauguração do Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Reciclagem.

O governante referiu que se trata de “um projeto-piloto para instalação de 25 máquinas de logística reversa, em todas as ilhas do Arquipélago, com pelo menos uma máquina por cada um dos 19 Concelhos da nossa Região”.

Este projeto representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros, financiado em 90% pelos EEA Grants, no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.
De acordo com o governante, “pretende-se aumentar os quantitativos de recolha seletiva de resíduos de embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro, através da atribuição de um montante de 0,05€ ao consumidor, por cada embalagem depositada nestes equipamentos”.

“Com a implementação deste Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas, pretende-se incutir na população melhores hábitos de separação e encaminhamento dos resíduos para reciclagem e fomentar a economia circular, contribuindo, dessa forma, para uma redução da extração de matérias-primas da natureza e também para a minimização dos impactes do abandono de resíduos”, realçou Alonso Miguel.

O Secretário Regional salientou que “este projeto inclui também uma forte aposta na componente de comunicação, com o objetivo de divulgar, informar, sensibilizar e consciencializar a população açoriana para a vital importância de uma mudança de paradigma, assente na transição para uma economia circular”.

Alonso Miguel referiu ainda que “medidas inovadoras como este sistema que hoje inauguramos, complementadas com outras iniciativas relevantes em curso na Região, como a elaboração do Roteiro de Economia Circular Regional, o projeto de Restruturação dos Centros de Processamento de Resíduos para adaptação ao processo de compostagem da recolha seletiva de orgânicos ou a elaboração de um guia técnico de implementação de sistemas PAYT nos Açores, asseguram uma gestão eficiente de resíduos”.

“Espera-se uma grande adesão a este projeto por parte da população açoriana e que este sistema de depósito possa dar um contributo importante para garantir o cumprimento dos compromissos e metas assumidos a nível regional, nacional e comunitário, em matéria de reciclagem, bem como acelerar a transição para uma economia circular”, afirmou o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.