ÚLTIMAS

PORTUGAL | Rede móvel da NOS é a mais rápida da Europa

251views

A rede móvel da NOS foi considerada pela Ookla® a mais rápida da Europa, colocando, pela primeira vez, uma rede portuguesa no topo do ranking europeu de velocidade. A NOS obteve um Speed Score de 183,36, bem à frente de outras redes europeias. O estudo, que comparou o desempenho das redes móveis dos principais operadores europeus, incluindo os operadores portugueses, foi realizado no segundo e terceiro trimestres de 2023 e apoia-se nos dados recolhidos em mais de 16 milhões de testes efetuados em toda a Europa, através da plataforma Speedtest®.
 
O Speed Score incorpora uma medida da velocidade de download e upload de cada operador para ordenar e classificar a velocidade da rede, sendo 80% com base na velocidade de download e 20% na velocidade de upload. De acordo com os dados da Ookla® – líder mundial em testes de internet pertencente à empresa de media Ziff Davis – a NOS registou uma velocidade média de download de 190,33 Mbps a nível nacional (nas várias gerações de redes móveis). 
 
Jorge Graça, CTO da NOS, sublinhou: “A entrega de uma rede móvel de alta qualidade, que possa servir para alavancar o desenvolvimento do País, tem sido ao longo dos últimos anos um vetor estratégico da NOS. Nesse sentido, desde o início de 2020 até ao final do terceiro trimestre de 2023, investimos quase 500 milhões de euros na expansão e otimização da infraestrutura da nossa rede. É por isso para nós e para Portugal um grande motivo de orgulho podermos dizer que, não só estamos a par, como superamos os melhores da Europa. Para além de ser um incentivo para continuarmos o nosso trabalho e investimento, acreditamos que pode constituir uma série de oportunidades para os portugueses.”
 
“Depois da realização de uma profunda análise dos testes realizados pelos consumidores através do Speedtest, a NOS Portugal foi nomeada a Rede Móvel Mais Rápida da Europa pelos Prémios Speedtest da Ookla”, afirmou Stephen Bye, Presidente e CEO da Ookla. “Estes prémios são atribuídos a operadores de rede que demonstrem velocidade e desempenho excecionais em comparação com outros operadores de rede móvel na região no segundo e terceiro trimestre de 2023. Estamos entusiasmados por distinguir a NOS por esta conquista, que é o resultado do seu foco inabalável na entrega de uma experiência de rede superior para os seus clientes.”
 
Esta distinção da parte da Ookla baseia-se numa extensa análise de dados, recolhidos com recurso a mais de 16 milhões de testes realizados pelos utilizadores da plataforma Speedtest®, ou as apps da Ookla® para iOS e Android, durante o segundo e terceiro trimestre de 2023, tendo sido validados os dados de 39 países europeus.

CISION/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.