ÚLTIMAS

PORTUGAL | Forças Armadas empenharam 4433 Militares em 24 Missões Internacionais em 2023

213views

Em 2023, as Forças Armadas Portuguesas, através da Marinha, do Exército e da Força Aérea, integraram 24 missões internacionais em países do continente africano, americano, asiático e europeu, nas quais foram empenhados 4433 militares, 74 viaturas táticas, 07 navios e 08 aeronaves.

No âmbito da Aliança NATO, foram empenhados 2659 militares, integrando 08 missões, nomeadamente, no Oceano Atlântico, no Mar Mediterrâneo, no Mar do Norte e no Mar Báltico, assim como, na Lituânia e na Roménia.

Em operações internacionais de apoio à paz da ONU, Portugal integrou 03 missões, nas quais foram empenhados 703 militares nos Teatros de Operações da República Centro-Africana, do Mali e da Colômbia.

No seio da União Europeia, foram empenhados 717 militares, integrando 08 missões, na República Centro-Africana, no Mali, em Moçambique, na Somália, no Mar Mediterrâneo e no Oceano Índico, bem como, no contributo de Portugal à formação de militares ucranianos, na Alemanha e na Polónia.

Já no quadro bilateral e multilateral, e integrando 05 missões, estiveram empenhados 354 militares na Jordânia, na República Centro-Africana, em São Tomé e Príncipe e ao largo de toda a costa Oeste do continente africano.

As Forças Armadas Portuguesas, como contribuinte ativo para a Segurança e Paz mundial, integram, à data de hoje, 17 missões, estando empenhados 579 militares, nomeadamente, na República Centro-Africana, no Mali, em São Tomé e Príncipe, em Moçambique, na Somália, na Colômbia, na Roménia, na Alemanha, na Jordânia, no Mar Mediterrâneo e no Oceano Índico.

FAP/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.