ÚLTIMAS

PORTIMÃO | Interoperabilidade, inovação e competências estiveram em destaque no SIRESP Bootcamp

286views

Durante a passada 6ª feira, Portimão acolheu um exercício operacional que simulou um cenário de “sismo e tsunami”. Esta atividade decorreu no último dia do SIRESP Bootcamp que, ao longo das suas três edições, tem vindo a incluir exercícios operacionais que envolvem a participação das principais forças e serviços do universo das operações de socorro e emergência. Depois de, nos Açores, o tema ter sido a “sismologia e o vulcanismo” e de, na Madeira, o foco ter estado nas “chuvas intensas e desabamentos de terras”, a terceira edição do SIRESP Bootcamp, no Algarve, voltou a adaptar este momento às características da região em que se realiza o evento.

O exercício realizado envolveu operacionais de entidades como a Proteção Civil, Bombeiros, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Polícia de Segurança Pública, GNR, Exército, entre outras entidades utilizadoras da Rede Siresp. Este momento de simulação surgiu como o culminar dos quatro dias de trabalho do SIRESP Bootcamp, que focaram seis dimensões: Transformação, Resiliência, Capacitação, modernização, Inovação e Interoperabilidade. 

Depois de dois dias dedicados à formação, o SIRESP Bootcamp incluiu um seminário sobre o tema das comunicações de emergência. No dia seguinte, o foco esteve na demonstração de soluções por parte da indústria e na apresentação de projetos de inovação dentro desta área, discutindo a evolução para o LTE/5G das redes missão-crítica. “O SIRESP Bootcamp é um evento de capacitação que se consolida em duas ideias-chave: desenvolver competências e operacionalizar soluções”, explicou o presidente da SIRESP, o Brigadeiro-General Paulo Viegas Nunes, durante a sessão de balanço do evento. 

Num contexto em que “somos cada vez mais chamamos a colaborar e a cooperar para sermos resilientes”, acrescentou Paulo Viegas Nunes, o SIRESP Bootcamp é mais um passo dado para “alicerçar um ecossistema que, numa lógica de serviço público, é colocado ao serviço da região e do País”. 

A Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, presente na sessão de encerramento, destacou o trabalho realizado durante o SIRESP Bootcamp, sublinhando a importância da área das operações de socorro e emergência: “O tempo que medeia o início de um acontecimento e a resposta é fundamental para salvar vidas”. Nesse sentido, reforçou, a interoperabilidade das comunicações de emergência constitui um elemento fundamental para alcançar este objetivo – “nunca teremos uma região verdadeiramente sustentável e resiliente se não tivermos condições para responder às situações que nos são colocadas”. 

Ao longo dos cinco dias de trabalho, o SIRESP Bootcamp envolveu cerca de 300 formandos de 65 entidades – um aumento muito significativo face às duas primeiras edições do evento. No total, 348 profissionais representando 107 entidades fizeram parte no SIRESP Bootcamp, com destaque para os 248 participantes no seminário. 

SIRESP/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.