ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | Última Hora. Prisão preventiva para 2 homens por tráfico de droga

704views

A Divisão Policial de Ponta Delgada, através de polícias da Esquadra de Investigação Criminal, detiveram 2 homens, com 30 e 46 anos, suspeitos da prática do crime de tráfico de droga.

No âmbito de um inquérito dirigido por um Magistrado do Ministério Público de Ponta Delgada, foram efectuadas várias diligências de investigação por parte de polícias da Brigada Anticrime da PSP as quais vieram permitir a recolha e consolidação de provas que indiciam os suspeitos na venda de drogas duras, concretamente droga sintética e heroína, em diferentes locais da freguesia de São Roque.

Com base na investigação efectuada pela PSP, um dos arguidos detidos, já referenciado em função de penas de prisão cumpridas ligadas a crimes de roubo, furtos e outros de menor gravidade social, foi alvo de abordagem por parte das autoridades em três ocasiões distintas ao longo dos últimos dois anos, inclusivamente através de buscas à respectiva residência, tendo sido sucessivamente recolhidos elementos probatórios, designadamente diferentes tipos de droga e quantias monetárias suspeitas, que implicam este arguido enquanto mentor de uma rede de tráfico de droga montada na freguesia de São Roque.

Ainda de acordo com as diligências efectuadas pelos investigadores da Brigada Anticrime da PSP foi possível descortinar que o tráfico de droga, que numa primeira fase se concretizava preferencialmente em pleno Largo do Poço Velho, veio a ser redireccionado, passando a ter como centro de operações a própria residência de um dos arguidos, onde era sistematicamente contatado por vários consumidores oriundos de diferentes pontos da ilha de São Miguel.

No âmbito de uma operação policial efectuada na passada segunda-feira veio o arguido a ser, novamente, interceptado pelas autoridades e alvo de busca à sua habitação, tendo sido surpreendido na posse de objetos que o implicam no tráfico de droga, consolidando-se, ainda, as suspeitas que apontavam no sentido deste arguido se dedicar à prática do crime sob investigação em estreita colaboração com parte outro suspeito que viria, também, no decurso da operação, a ser detido por se encontrar na posse de droga sintética.

Após terem sido presentes a interrogatório judicial no tribunal de Ponta Delgada, um dos arguidos aguardará o desenrolar do processo sujeito a apresentações obrigatórias perante as autoridades, enquanto o principal visado na investigação encontra-se, desde já, sujeito à medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

O Comando Regional dos Açores sublinha que a prioridade concedida à prevenção e combate ao consumo e tráfico de droga na ilha de São Miguel e, simultaneamente, a eficiência e eficácia evidenciada pelas autoridades poderá ser atestada pelo quarto arguido detido e sujeito a prisão preventiva em pouco mais de um mês, circunstâncias que demonstram a forte incidência deste fenómeno criminal e que, por isso, continuarão a merecer uma grande atenção e prioridade na ação estratégica por parte da PSP.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.