O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada Sérgio Rezendes destacou o potencial da cultura do ananás para a dinamização económica, turística e cultural do concelho.
O autarca, que falava sexta-feira nas estufas da Boa Fruta durante a abertura da exposição “O Melhor Ananás do Mundo”, afirmou que “falar do ananás de São Miguel, e especificamente do de Ponta Delgada, é falar de um produto de excelência ao longo dos últimos 150 anos, independentemente das diferentes crises que foi conhecendo”, convicto de que continuará a sê-lo.
O Vereador da Cultura destacou a “excentricidade e caráter” do fruto e o seu importante contributo para a dinamização económica do concelho, nomeadamente através da criação de emprego, bem como a sua relevância enquanto produto turístico e elemento da identidade de Ponta Delgada.
Sérgio Rezendes enalteceu ainda o trabalho desenvolvido por empresas como a Boa Fruta, cujo “empreendedorismo e inovação são de louvar, o que nos permite crer que, no futuro, o ananás continuará a ser um produto de excelência nas suas mais diferentes e multifacetadas vertentes”.
O autarca parabenizou os intervenientes na exposição, considerando que “o próprio tratamento da planta em si também é uma forma de arte, reveladora da paixão do tratador em relação ao fruto”, e expressou os votos dos maiores sucessos para a Boa Fruta, na pessoa dos sócios gerentes Luís Miguel Dâmaso e Ana Isabel Dâmaso.
CMPD/GC/CC/RÁDIOILHÉU