PONTA DELGADA | Relançado concurso público destinado à criação do Centro Intergeracional da Candelária
A Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Solidariedade Social, informa que foi relançado o concurso público para a empreitada de remodelação e ampliação de edifício para funcionamento do Centro Intergeracional da Candelária, em Ponta Delgada, estando previsto um investimento total de €1.124.910,00.
Este concurso foi publicado em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, II SÉRIE – n.º 234, com o Anúncio n.º 537/2022, de 7 de dezembro de 2022 (https://jo.azores.gov.pt/#/ato/76b0c669-3c07-4d42-988f-b9e4fb8836bd).
O presente investimento tem como principal propósito a disponibilização de espaços destinados a crianças e idosos, através da criação das valências de Centro de Atividades de Tempos Livres e de Centro de Convívio, com capacidade prevista para 40 crianças e 20 idosos.
Trata-se de uma obra de adaptação de parte do edifício existente, a fim de que sejam criadas as condições necessárias ao funcionamento destas valências.
Além da criação das valências elencadas, este projeto vem também garantir os espaços necessários para o funcionamento de um posto de saúde e para o desenvolvimento do trabalho administrativo da instituição.
Em virtude do enquadramento da economia mundial, realçou o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, o preço desta empreitada foi revisto e atualizado em perto de 376 mil euros, de modo a despertar novo interesse juntos dos empreiteiros.
Artur Lima defendeu que o investimento neste equipamento social assenta na filosofia da solidariedade intergeracional e no propósito de criar ambientes suscetíveis de promover aprendizagens mútuas entre crianças e idosos.
Segundo o governante responsável pela área social, o Centro Intergeracional da Candelária funcionará como espaço de inclusão para todas as idades, promovendo, por um lado, um envelhecimento ativo e saudável, e por outro, uma infância baseada na experiência e nos ensinamentos da terceira idade.
Esta empreitada terá um prazo de execução previsto de 540 dias.
Em maio de 2022, a Associação da Juventude da Candelária tinha promovido o lançamento de um concurso para a finalidade já referida no valor de 748 mil euros, tendo o mesmo ficado deserto, em virtude do contexto inflacionista que tem infligido um aumento significativo no preço das matérias-primas e material de construção civil.
GRA/RÁDIOILHÉU