O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, através da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Ponta Delgada, informa que, no último fim de semana, deteve três homens, com idades entre os 38 e 40 anos, dois deles com antecedentes criminais, suspeitos da prática de três crimes de roubo perpetrados na cidade de Ponta Delgada.
Tais detenções sucederam, na sequência do tratamento e análise dos vários indícios que foram sendo recolhidos no decurso da investigação, a qual logrou apurar existir interligação entre os três crimes, designadamente quanto ao móbil do crime, modo de atuação, locais onde ocorreram e o tipo de vítima escolhido, no caso, vítimas vulneráveis decorrente de situações associadas a forte exclusão social.
A abordagem das vítimas era feita pelos suspeitos sobretudo à noite, em locais de pouca movimentação de pessoas, na cidade de Ponta Delgada, sendo que as vítimas, sob ameaça de agressão com armas brancas, foram obrigadas a entregar o pouco dinheiro e os bens que tinham em sua posse. Num dos casos, sob ameaça de faca, a vítima foi obrigada a dirigir-se a um multibanco, a levantar e a entregar todo o dinheiro que possuía na sua conta.
Identificados os três suspeitos responsáveis pela prática dos três roubos, todos eles reconhecidos pelas vítimas, e apurada a sua atuação em conluio e em comunhão de esforços, por ordem emanada do Exmo. Magistrado do Ministério no DIAP de Ponta Delgada, que dirigiu a investigação, os três suspeitos foram detidos por polícias da EIC de Ponta Delgada, dois deles a 26 de fevereiro e o ultimo no passado dia 3 de março, sendo aplicada a todos eles, após sujeição a interrogatório judicial, a medida de coação mais grave – prisão preventiva.
A investigação prossegue, tendo em vista apurar a eventual responsabilidade dos arguidos na prática de outros crimes.
CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU