REGIONAL

PONTA DELGADA | Presidente da Câmara Municipal destaca e agradece papel de profissionais de saúde

210views

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde, nomeadamente daqueles que concretizaram ao longo dos últimos cem anos a descoberta da insulina.

“O centenário da descoberta da insulina merece ser homenageado. Prestamos homenagem não só aos profissionais que descobriram a insulina, mas também a todos aqueles que cumprem com uma missão absolutamente social, num trabalho contínuo e em permanente evolução”, afirmou o edil na inauguração da exposição “Uma visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”. O Presidente defendeu a aposta na prevenção da saúde e uma maior literacia e lembrou que “é importante olhar de forma particularmente atenta para os mais desfavorecidos e para os que estão mais distantes dos centros de decisão com vista a assegurar uma maior coesão social”.

Na inauguração da exposição “Uma visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”, patente no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), estiveram também o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro; o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses; a Presidente do Conselho de Administração do HDES, Cristina Fraga; o Presidente da Fundação Ernesto Roma, Luís Gardete Correia; a Diretora do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do HDES, Isabel Sousa; e o Comissário das Comemorações da Descoberta da Insulina, Rui
César.

A mostra é da autoria da Fundação Ernesto Roma e de Luís Gardete Correia. Ernesto Roma, recorde-se, foi o médico responsável pela criação da primeira associação de diabetes do mundo, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

CMPD/GC/CC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.