AGENDA

PONTA DELGADA | Livraria Letras Lavadas recebe Galiza e Madeira em tarde  de presença cultural 

446views

No próximo dia 22 de outubro, a Livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada,  acolhe dois momentos culturais que cruzam fronteiras e reafirmam o papel da  livraria como espaço de encontro e transmissão inter-regional de património  literário, histórico e cultural. A Galiza e a Madeira estarão em destaque, com  propostas que convocam a poesia, a história e a memória. 

Às 15h00, o artista galego Juan Carballo apresenta Portugalego, uma digressão  poética e musical que celebra as afinidades entre galegos e portugueses. A sessão  combina poemas de autores como Miguel Torga, Manuel Alegre, Florbela  Espanca, Manuel María e Celso Emilio Ferreiro, entre outros, num gesto  fronteiriço que atravessa línguas, territórios e afetos. Juan Carballo, voz relevante  da cena literária galega, tem publicado poemários e discos, e realizado recitais  em diversos países. Lidera o grupo Juan Carballo & Os Imperfectos e fundou  recentemente A Banda do Poeta, com músicos de Coimbra. 

Às 18h00, Graça Alves apresenta a obra Elisabeth Phelps – Com a Madeira no  coração, escrita por Cláudia Faria, que documenta a vida e o legado de uma  figura central na história social e cultural da Madeira. De origem britânica,  Elisabeth Dickinson Phelps chega à Madeira em 1819 acompanhada pelo marido,  Joseph Phelps, herdeiro da firma Phelps Page & Co., com interesses comerciais  na ilha. Instalada no Funchal, integra-se no círculo britânico residente e, a partir  dessa posição, desenvolve uma ação marcante no plano social e cultural. Fundou  uma escola para raparigas, promoveu excursões e iniciativas ambientais, e viveu  mais de quatro décadas entre o Funchal e Londres, sempre com a Madeira como  lugar de pertença.

Do gesto poético à memória histórica, a tarde de 22 de outubro na Letras Lavadas  será marcada por dois encontros que reafirmam o papel da cultura como  território comum. 

LL/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.