ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | José Manuel Bolieiro alerta para “desafios” da desinformação na era digital, nas Jornadas Açorianas de Direito

| Fotos: JF
159views

O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à abertura das VII Jornadas Açorianas de Direito – “Liberdade de Expressão”, que decorrem até sexta-feira no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

O líder do executivo açoriano enalteceu a continuidade e a qualidade desta iniciativa, sublinhando que “as Jornadas Açorianas de Direito são, inequivocamente, uma referência na reflexão e no pensamento jurídico e jurídico-político do país, a partir dos Açores”.

O governante considerou ainda que a realização continuada deste fórum “assegura consistência e isso eleva o bom nome dos Açores, lugar de eleição para a realização destes eventos de intelectualidade, partilha de saberes e de experiências”.

José Manuel Bolieiro salientou a atualidade e pertinência do tema escolhido para esta edição, a liberdade de expressão, destacando que “não há democracia sem liberdade de expressão e sem liberdade de imprensa”.

O Presidente do Governo alertou, contudo, para os desafios do tempo presente, marcado pela desinformação, pelo discurso de ódio e pelas novas formas de manipulação digital, onde “a liberdade de expressão é colocada sob stress” devido à proliferação de conteúdos falsos e ao uso indevido das redes sociais e da inteligência artificial.

O Presidente do Governo dos Açores fez ainda uma evocação histórica do papel dos Açores nas grandes transformações políticas do país, recordando que “Portugal fez-se em constante reflexão e ação críticas com açorianos que marcaram os ciclos de mudança”, como Mouzinho da Silveira, Hintze Ribeiro, Antero de Quental, Teófilo Braga e Natália Correia.

“É histórico, é secular”, afirmou.

No decurso das jornadas, diversos especialistas nacionais apresentam reflexões jurídicas e académicas sobre os limites, responsabilidades e tensões da liberdade de expressão, nas suas várias dimensões.

Entre os oradores, destacam-se o Professor Doutor Gonçalo Almeida Ribeiro, o Juiz Conselheiro António Henriques Campos, o Professor Doutor Nuno Brandão, a Juíza Conselheira Ana Celeste Carvalho, o Juiz Conselheiro António Abrantes Geraldes, a Mestre Ana Pais, a Professora Doutora Susana Aires de Sousa e o Juiz Conselheiro João Cura Mariano, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

A organização do encontro está a cargo do Presidente do Tribunal de Comarca dos Açores, Juiz Desembargador Pedro Soares de Albergaria, contando com a colaboração de Francisco Siqueira, José Freitas, Madalena Cordeiro Aguiar, Sónia Sousa Braga e Vanessa Silva.

Para José Manuel Bolieiro, este evento constitui também um sinal claro da vitalidade da sociedade democrática açoriana.

“A credibilidade da informação, a literacia da comunicação e a dignidade de cada cidadão merecem proteção. Isso parece-nos óbvio”, vincou.

E concluiu com um apelo: “Bem hajam por mais esta realização das Jornadas Açorianas de Direito. Exorto os organizadores a continuarem com as jornadas, e sempre realizadas aqui nos Açores.”

Nota relacionada: Intervenção do Presidente do Governo

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.