PONTA DELGADA | Governo dos Açores comprometido com “requalificação, manutenção e ampliação” do HDES
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Secretária Regional com a tutela da Saúde, Mónica Seidi, visitou hoje o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) e Ponta Delgada, demonstrando orgulho nos profissionais que trabalham na unidade e comprometendo-se com a “requalificação, manutenção e ampliação” do hospital.
Sublinhando ser “incompreensível” a situação de “abandono e degradação” do HDES, edifício com pouco mais de duas décadas, o governante prometeu “redobrada atenção” sobre o “bem que importa fazer” para melhorar as instalações e “otimizar o potencial de bem servir o utente”.
O quinto piso, que nunca havia sido acabado e que este Governo tomou como prioridade, será utilizado para “relocalizar serviços administrativos, de contabilidade, gestão, informático e outros”, libertando espaços em andares inferiores para gabinetes de consulta, por exemplo.
“Isso vai potenciar fortemente o que é a capacidade de resposta do HDES naquilo que é essencial”, frisou o Presidente do Governo.
No começo do próximo ano, por seu turno, avançarão obra de ampliação do recobro cirúrgico, num investimento de 3,5 milhões de euros, e será aumentada a capacidade instalada na hemodiálise em 30%.
“Vamos de forma progressiva dar resposta às necessidades”, asseverou o governante, que fez a visita ao HDES acompanhado pela nova administração do hospital, presidida por Manuela Gomes de Menezes.
José Manuel Bolieiro deixou ainda palavras de “renovada” de “reconhecimento e gratidão aos profissionais do Serviço Regional de Saúde”, em particular os do HDES.
“Têm sido profissionais de uma dedicação inexcedível, com o compromisso de bem fazer, e sempre colocaram no seu foco o bem servir o utente. O Governo está reconhecido e grato”, concretizou.
GRA/RÁDIOILHÉU