PONTA DELGADA | Empreitada de execução de infraestruturas no loteamento das Candeias avança 24 anos depois da aquisição do terreno pela Região
Maria João Carreiro assinou hoje o auto de consignação da empreitada de execução das infraestruturas do loteamento das Candeias, nos Fenais da Luz, o que vai possibilitar a construção de 24 novas moradias naquela freguesia do concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
A empreitada agora consignada à empresa Albano Vieira, SA, pelo montante de 935 mil euros, financiados na integra pelo Plano de Recuperação e Resiliência para a Região, tem um prazo de execução de 240 dias, adiantou a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Durante a cerimónia de assinatura e do lançamento da primeira pedra, a Secretária Regional com a tutela da Habitação enalteceu o arranque desta empreitada “24 anos depois da aquisição, por parte da Região, do terreno que vai ser agora infraestruturado e onde ainda está uma placa colocada em 2008 pela governação socialista a prometer uma obra que nunca chegou a sair da gaveta”.
“Foi preciso mudar de governo e, acima de tudo, mudar de políticas para avançarmos com esta empreitada que agora se inicia, recuperando o tempo perdido e, acima de tudo, a confiança da população dos Fenais da Luz que bem merece este investimento”, disse.
Desde que a coligação PSD/CDS/PPM assumiu a governação, em novembro de 2020, o loteamento das Candeias tem sido uma prioridade.
Poucos meses após a tomada de posse do XIII Governo dos Açores, tiveram início os procedimentos definitivos para avançar com o alvará de loteamento, projetos de arquitetura e especialidades várias, que culminaram com o lançamento do concurso de público para a empreitada que agora se inicia.
“Transformámos intenções em concretizações”, frisou Maria João Carreiro, lembrando que a rejeição, no Parlamento açoriano, da proposta de Plano e Orçamento para 2024, em novembro do ano passado e que levou à antecipação das eleições legislativas regionais, condicionou a capacidade de ação sobre novos investimentos.
Após a conclusão da empreitada de construção de infraestruturas no loteamento das Candeias irá, então, iniciar-se a construção de 24 novas moradias – 6 de tipologia T4 e 18 de tipologia T3, cujos projetos de execução estão a ser finalizados pela Direção Regional de Habitação, o que dá boa nota do empenho do Executivo regional em responder aos anseios das famílias mais e menos jovens em matéria de habitação.
Participaram na cerimónia, entre outros convidados, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, o Diretor Regional da Habitação, Daniel Pavão, o Diretor Regional da Cooperação com o Poder Local, Octávio Torres, e Albano da Silva Vieira.
A governante reconheceu, ainda, o empenho daqueles que, ao longo dos anos, não deixaram de defender a importância desta empreitada, designadamente os ex-Presidentes da Junta de Freguesia, Vítor Almeida e João Medeiros, e o atual Presidente, Bruno Costa, presente na cerimónia.
GRA/RÁDIOILHÉU