REGIONAL

PONTA DELGADA | Detenção de suspeito por vários furtos em residências

155views

A Divisão Policial de Ponta Delgada, através de polícias da Esquadra de Investigação Criminal (EIC), procedeu, no passado dia 21 setembro, à detenção de um indivíduo, do sexo masculino, de 30 anos, com antecedentes criminais, por suspeita  da prática de vários crimes de furto qualificado, ocorridos nos últimos dois meses, no interior de várias residências da cidade de Ponta Delgada.

No seguimento da investigação e decorrente das diversas diligências processuais iniciadas à medida que a Polícia foi tendo conhecimento dos factos, foram colididos vários indícios que apontaram no sentido de que a autoria desses furtos  circunscreviam-se a um tipo de prática comum, tendo sido possível identificar o suspeito e conectá-lo com a autoria de, pelo menos, 5 furtos qualificados.

Todos os furtos aconteceram durante a noite e a introdução das moradias ocorreu de forma cuidada por banda do suspeito, o qual previamente estudou todos os locais a furtar. A introdução nas casas deu-se através de janelas e de portas que se apurou na altura não estarem trancadas, sendo que o acesso a estas foi realizado através de escalamento de paredes e introdução nos quintais de tais residências. Para já, a PSP tem este suspeito associado a 5 crimes de furtos, tendo o suspeito como foco o furto de dinheiro, telemóveis, máquinas fotográficas e outros aparelhos eletrónicos, vestuário e artigos em ouro.

Reunida que foi prova indiciária da autoria dos fatos,  porque se concluiu existir perigo de continuidade de atividade criminosa por banda do suspeito, a PSP emitiu mandados de detenção, fora de flagrante delito, detendo o suspeito e apresentando-o a 1º interrogatório judicial, no âmbito do qual,  o Meritíssimo Juiz de Instrução, na sequência da promoção do Ministério Público, determinou a aplicação da medida de coação mais gravosa – a prisão preventiva.

A investigação prosseguirá a cargo da EIC de Ponta Delgada, não se colocando de parte a ligação do suspeito com a prática de outros crimes do mesmo tipo.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.